Seminário das Frencoops Municipais
Os eventos teve como objetivo despertar nos parlamentares municipais a necessidade de criação de frentes de apoio ao setor nos legislativos municipais, assim como ocorre em âmbito estadual e federal. “As Frencoops nasceram pela necessidade da união e do trabalho em conjunto do setor cooperativo e dos parlamentos, independente da sigla partidária, para que as propostas do sistema cooperativista possam sair do papel e acontecer na prática”, ressaltou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que contou com um grande número de cooperativistas e vereadores para o encontro da sexta-feira.
As Frencoops trabalham em conjunto com o Sistema cooperativista na promoção do desenvolvimento sustentável pela cooperação, e seguem os valores do cooperativismo. Buscam aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo, apoiando e agilizando projetos que visem ao desenvolvimento e fortalecimento do setor.
Outra vertente da Frencoop, alicerçada na função primordial dos legisladores, é a de fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam seu desenvolvimento.
Em 2015, além de Farroupilha, mais quatro cidades receberão os encontros, que acontecerão a partir do mês de julho em Santa Rosa, Não-Me-Toque, São Sepé e Porto Alegre.
Programação:
09h - Credenciamento.
09h30 - Abertura.
09h45 - Palestra: “A Expressão do Cooperativismo Gaúcho” – Vergilio Perius – presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
10h30 - Palestra: “Legislação e Orientação para a constituição de Frencoops municipais” – coordenador jurídico – Tiago Machado – Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
11h - Coffee-break.
11h15 - Painel: Frencoop/RS e Frencoop Municipal - Tema: Ações em favor do cooperativismo.