Presidente da Câmara participa do Seminário da Escola Eusébio de Queirós
Ocorreu nesta segunda-feira, dia 03 de dezembro, o Seminário promovido pela Escola Eusébio de Queirós, em que foi discutido a importância da agricultura familiar, a sucessão familiar e a permanência do jovem no campo, com o fortalecimento da Escola Rural. O evento aconteceu no Salão Comunitário Passo Burmann, no interior de Catuípe. Participou do encontro representando o prefeito do Município, Sr. Joelson Antônio Baroni, a Secretária de Educação, Sra Silvia Sfalcin, também estavam presentes o Presidente da Câmara de Vereadores Sr. João Carlos Dallepiane, o Promotor de Justiça de Catuípe Sr. Nilton dos Santos, o Vereador Sr. Vilson Zaltron, o Padre Cenir, e o Diretor da Casa Familiar Rural Sr. Venildo Turra. Também estavam presentes o Diretor da Escola, professoras, pais, alunos e a comunidade.
O evento teve início com a composição da Mesa, após foi entoado o Hino Nacional e em seguida a Secretária de Educação fez uso da palavra, saudando a todos, e agradecendo o convite recebido. A Secretária falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Município em parceria com a Emater, o qual abrange a Valorização do meio rural e da agricultura familiar. Através deste trabalho, a Secretária também ressaltou que 37% dos produtos que fazem parte da merenda escolar, são produzidos por agroindústrias no Interior do município, destacando a importância e a essencialidade do meio rural.
O evento contou com a participação dos alunos do 9°ano da escola, que apresentaram o Projeto Ressignificando a Escola do Campo. O objetivo do trabalho é conscientizar o jovem do campo a permanecer no campo, valorizando as riquezas da terra.
O Preletor do encontro foi o Promotor de Justiça e Professor Especialista em Direito da Criança e do Adolescente, Sr. Nilton dos Santos, o qual apresentou a Palestra intitulada: “A Caminhada Humana e as Leis da Vida”. Dentre os tópicos abordados na palestra estão o contraste do cenário de realidade de crianças do século XIX com os dias atuais, fases da infância, família, escola e convívio familiar.
O Padre Cenir convidou a todos para que juntos entoássemos uma canção e em seguida falou sobre o esvaziamento populacional da zona rural, e destacou a importância da escola ser próxima à casa dos alunos.
O Diretor da Casa Familiar Rural de Catuípe, Sr. Venildo Turra, ofereceu seu apoio à Escola Eusébio de Queirós, e sugeriu que fosse realizada uma alternância entre a Escola e a Casa Rural, para que houvesse uma ajuda mútua.
O Presidente da Câmara também usou a palavra, e parabenizou a palestra apresentada pelo Promotor de Justiça, comentando que a palestra agradou a todos e que as palavras do Promotor ficarão marcadas por muito tempo em nossa lembrança. Também elogiou o trabalho apresentado pelas crianças da escola, ressaltando que a Escola Eusébio de Queirós está muito bem orientada pelos seus professores. O Presidente também falou sobre a valorização do diálogo familiar e incentivou os pais a encorajarem seus filhos a permanecerem na escola da comunidade, destacando que também estudou em Escola do Interior, e se colocou à disposição, no que for possível, para que a Escola Eusébio de Queirós continue com suas atividades normais, educando com excelência as crianças da comunidade.