Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Junho - Mês de Conscientização pela doação de sangue

Junho - Mês de Conscientização pela doação de sangue

por ctp — publicado 31/05/2016 08h45, última modificação 03/06/2016 14h35
Campanha Junho Vermelho quer incentivar os cidadãos a doar sangue

O mês de Junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Em todo o mundo são organizadas ações e eventos que objetivam conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue e, em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. O tema da campanha da OPAS/OMS neste ano enaltece o presente de vida da doação de sangue: “Dê um presente de vida: doe sangue” e tem como objetivos promover a doação voluntária não remunerada e convencer os Ministros da Saúde dos países a se comprometerem em alcançar a autossuficiência de sangue e componentes seguros por meio de 100% de doação voluntária não remunerada.

No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue.,89% desse total é obtido em países de rendas altas. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.

Requisitos para doar sangue:

  • Ter entre 18 e 60 anos
  • Peso superior a 50Kg
  • Boas condições de saúde
  • Homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres de 90 dias.
  • Não estar grávida nem amamentando
  • Levar um documento oficial de identidade com foto
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

O procedimento é simples, rápido e indolor!

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.

Que tal comemorar essa data salvando vidas? Doe sangue e ajude!

.  



CONHEÇA NOSSA CIDADE

              

Cartilha

   

TV Legislativa

   

  

  

CATUÍPE CONTRA A DENGUE

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo