Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Esclarecimento sobre capina química em área urbana

Esclarecimento sobre capina química em área urbana

por ctp — publicado 26/05/2016 14h25, última modificação 07/06/2016 15h08
Por que é proibido?

A fim de esclarecer a população catuipana a respeito da capina química, a informação oficial é que em 2010 a ANVISA proibiu de vez a capina química em área urbana com a publicação de uma Nota Técnica informando que não há NENHUM produto no mercado, registrado ou autorizado para ser utilizado como herbicida para fazer o controle de ervas daninhas ou de pragas em áreas urbanas no território brasileiro.

Por que é proibido?

1- Durante a aplicação de um produto agrotóxico, muitas pessoas não utilizam equipamentos de proteção, além de que moradores e pessoas que estão passando podem ter contato com o agrotóxico, sem que estejam com os equipamentos de proteção.

2- Em qualquer área tratada com produto agrotóxico é necessário que a área seja isolada e sinalizada por 24hs e no caso de necessidade de acesso a este local antes das 24hs, é preciso o uso de equipamentos de proteção individual. Esse período é necessário para impedir que pessoas entrem em contado com o agrotóxico aplicado, o que aumenta muito o risco de intoxicação. Na cidade, este isolamento da área não é possível, visto a grande circulação de pessoas,

3. É comum os solos das cidades serem asfaltados, o que favorece o acúmulo de agrotóxico e de água nas suas camadas superficiais. Em situação de chuva, pode ocorrer a formação de poças e retenção de água com elevadas concentrações do produto, criando uma fonte potencial de risco de exposição para adultos, crianças, flora e fauna existentes no entorno. Crianças, em particular, são mais sujeitas às intoxicações em razão do seu baixo peso e hábitos, como o uso de espaços públicos para brincar, contato com o solo e poças de água como diversão.

4. Em relação à proteção da fauna e flora domésticas ou nativas, é importante lembrar que cães, gatos, cavalos, pássaros e outros animais podem ser intoxicados tanto pela ingestão de água contaminada como pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados nas ruas.

É importante também lembrar que a utilização de ureia ou extrato pirolenhoso também não são permitidos em área urbana para capina química.

DESSA FORMA, A PRÁTICA DA CAPINA QUÍMICA EM ÁREA URBANA NÃO ESTÁ AUTORIZADA PELA ANVISA OU POR QUALQUER OUTRO ÓRGÃO, NÃO HAVENDO NENHUM PRODUTO AGROTÓXICO REGISTRADO PARA TAL FINALIDADE.

Fábio Alexandre Schmidt
Fábio Alexandre Schmidt disse:
14/03/2019 17h36
Tipo da Lei que não considera as possíveis variações em um país do tamanho continental do Brasil. Em cidades do interior existem muitas áreas ainda grandes que já estão dentro do perímetro murbano e que são utilizadas para plantio de diversas espécies de hortaliças e legumes. São áreas cultivadas e que tem toda a condição de isolamento. Fazem uma Lei baseado em pressão de pessoas que desconhecem muito da realidade das cidades do interior. lavouras, parreiras, fruticultura, muitas dessas culturas ainda existem em parcelas urbanas de muitos municípios. Uma Lei que precisa ser revista.
Comentários foram desativados.
CONHEÇA NOSSA CIDADE

              

Cartilha

   

TV Legislativa

   

  

  

CATUÍPE CONTRA A DENGUE

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo