Esclarecimento sobre capina química em área urbana
A fim de esclarecer a população catuipana a respeito da capina química, a informação oficial é que em 2010 a ANVISA proibiu de vez a capina química em área urbana com a publicação de uma Nota Técnica informando que não há NENHUM produto no mercado, registrado ou autorizado para ser utilizado como herbicida para fazer o controle de ervas daninhas ou de pragas em áreas urbanas no território brasileiro.
Por que é proibido?
1- Durante a aplicação de um produto agrotóxico, muitas pessoas não utilizam equipamentos de proteção, além de que moradores e pessoas que estão passando podem ter contato com o agrotóxico, sem que estejam com os equipamentos de proteção.
2- Em qualquer área tratada com produto agrotóxico é necessário que a área seja isolada e sinalizada por 24hs e no caso de necessidade de acesso a este local antes das 24hs, é preciso o uso de equipamentos de proteção individual. Esse período é necessário para impedir que pessoas entrem em contado com o agrotóxico aplicado, o que aumenta muito o risco de intoxicação. Na cidade, este isolamento da área não é possível, visto a grande circulação de pessoas,
3. É comum os solos das cidades serem asfaltados, o que favorece o acúmulo de agrotóxico e de água nas suas camadas superficiais. Em situação de chuva, pode ocorrer a formação de poças e retenção de água com elevadas concentrações do produto, criando uma fonte potencial de risco de exposição para adultos, crianças, flora e fauna existentes no entorno. Crianças, em particular, são mais sujeitas às intoxicações em razão do seu baixo peso e hábitos, como o uso de espaços públicos para brincar, contato com o solo e poças de água como diversão.
4. Em relação à proteção da fauna e flora domésticas ou nativas, é importante lembrar que cães, gatos, cavalos, pássaros e outros animais podem ser intoxicados tanto pela ingestão de água contaminada como pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados nas ruas.
É importante também lembrar que a utilização de ureia ou extrato pirolenhoso também não são permitidos em área urbana para capina química.
DESSA FORMA, A PRÁTICA DA CAPINA QUÍMICA EM ÁREA URBANA NÃO ESTÁ AUTORIZADA PELA ANVISA OU POR QUALQUER OUTRO ÓRGÃO, NÃO HAVENDO NENHUM PRODUTO AGROTÓXICO REGISTRADO PARA TAL FINALIDADE.