Comunidade Quilombola Passo do Araçá agora é Patrimônio Cultural do Município
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro e sua criação foi no ano de 2003, sendo incluído no calendário escolar. No ano de 2011 foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Neste dia de celebração, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sr. João Carlos Dallepiane, participou juntamente com o Prefeito do Município Sr. Joelson Antônio Baroni, do 2° Encontro Municipal da Comunidade Quilombola Passo do Araçá, na Sede do Quilombo no interior do município. Também estavam presentes os vereadores Joabel Zimmermann, Joel dos Santos e Rodolfo Antônio Burmann.
O evento objetivava integrar as famílias Quilombolas remanescentes com a comunidade, também com as Autoridades e Entidades parceiras que atuam junto a essas famílias, procurando preservar a cultura Quilombola em Catuípe.
Durante a solenidade o Prefeito de Catuípe Sr. Joelson Antônio Baroni assinou, na presença dos Vereadores, a Lei Municipal n° 2082/2018, a qual declara o Quilombo Passo do Araçá, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Catuípe; o Projeto de lei foi de iniciativa da Vereadora Maria Teresa Oliveira dos Santos, e se tornou uma grande conquista para a Comunidade Quilombola Municipal.