Câmara realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
A Câmara de Vereadores de Catuípe realizou na última terça-feira, dia 08 de março, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade foi homenageada a Sra. Solidade de Lima, cidadã catuipana, que no dia 17 de fevereiro deste ano completou 104 anos de idade. Desta forma, a Câmara estendeu a homenagem e parabenizou a todas as mulheres do município.
A iniciativa partiu do Vereador e Presidente da Câmara, João Carlos Dallepiane, “O Dia da Mulher é um dia de celebração, acima de tudo, dia de homenagear quem se faz tão importante em nossas vidas. Mulheres guerreiras, que lutam por suas famílias e por uma sociedade melhor, merecem esta homenagem", disse o Presidente.
A Sessão Solene foi aberta ao público e contou com a presença da Prefeita Municipal Ivete Maria Kessler Burmann, Vice-Prefeito José Luiz Dalsochio, Dr. Gastão Rosseto e familiares, amigos e familiares da Sra. Solidade de Lima, imprensa local, e membros da comunidade.
A biografia da Sra. Solidade da Lima estará disponível no site da Câmara (www.catuipe.rs.leg.br).
Biografia:
SOLIDADE DE LIMA
Registro de Nascimento 17 de fevereiro de 1912.
É a filha mais jovem do casal Ângelo João Terra e Francisca de Moraes Terra, que residiam em Catuipe-RS, onde atualmente passa a RS 342 a 1km do atual trevo de entrada da cidade.
O Sr. Ângelo pelo que se sabe, seria filho de escravo alforriado de propriedades de Ismael Terra localizadas em Tupanciretã-RS. Ela teria profissão de afazeres domésticos gerais.
Seus irmãos, todos já falecidos, foram Saturno, Pedro, João e Diamantino.
O único familiar sanguíneo ainda residente em Catuípe-RS, é Romalino Terra, filho de Diamantino, e que atualmente reside no Bairro Neves.
O contato com a Família de Waldomiro Rosseto deu-se a partir de 1934 quando foi trazida por familiares que solicitaram que à acolhessem como ajudante do trabalho caseiro.
A partir daquele momento entrosou-se à família Rossetto permanecendo com os mesmos não só em Catuipe-RS, mas periodicamente também em PortoAlegre-RS, junto com Irmãs e filha de Gilda Costa Rossetto e em Santa Maria-RS, com filhos de Gastão e Gilberto Rossetto. Permaneceu mais com Gastão e Eunice em Catuipe-RS, e posteriormente em Ijuí-RS.
No último ano também o sobrinho Romalino Terra e sua esposa Tereza, residentes em Catuipe-RS, tem participado ativamente da assistência e de cuidados de Soledade, que muito a tem ajudado.
Seus valores humanos em relação à condição familiar foram de permanência no seio da família Rossetto como integrante deste conjunto familiar.
O trabalho doméstico foi muito mais de amealhar recursos para auxiliar seus familiares no sentido alimentício, dada a situação financeira, que em todas aquelas famílias a maior necessidade era a alimentação, especialmente aos de menor idade.
Características mais marcantes em sua personalidade são a bondade e a solidariedade aos que a cercavam na sua vivência diária. A ninguém, quando solicitada a ajudar, inquire ou nega, opta, em primeiro acreditar e ajudar para então sentir-se feliz.
Seu “HISTÓRICO DE VIDA” não tem fatos espetaculares, emocionantes ou chamativos. Por sua opção de vida “mirou em querer fazer os outros felizes, com bondade e carinho”.Deve ter conseguido, dentro de seu mundo. Isto hoje afaz feliz e viva, aos mais de 100 anos de idade.