O novo presidente da Câmara foi empossado no dia 01/01/2016. Os demais membros da Mesa Diretora são:
Luiz Fernando Baroni (PDT): Vice-Presidente
Rodolfo A. Burmann (PT): Secretário
Joabel Zimmermann (PDT): Suplente de Secretário
Os eventos teve como objetivo despertar nos parlamentares municipais a necessidade de criação de frentes de apoio ao setor nos legislativos municipais, assim como ocorre em âmbito estadual e federal. “As Frencoops nasceram pela necessidade da união e do trabalho em conjunto do setor cooperativo e dos parlamentos, independente da sigla partidária, para que as propostas do sistema cooperativista possam sair do papel e acontecer na prática”, ressaltou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que contou com um grande número de cooperativistas e vereadores para o encontro da sexta-feira.
As Frencoops trabalham em conjunto com o Sistema cooperativista na promoção do desenvolvimento sustentável pela cooperação, e seguem os valores do cooperativismo. Buscam aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo, apoiando e agilizando projetos que visem ao desenvolvimento e fortalecimento do setor.
Outra vertente da Frencoop, alicerçada na função primordial dos legisladores, é a de fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam seu desenvolvimento.
Em 2015, além de Farroupilha, mais quatro cidades receberão os encontros, que acontecerão a partir do mês de julho em Santa Rosa, Não-Me-Toque, São Sepé e Porto Alegre.
Programação:
09h - Credenciamento.
09h30 - Abertura.
09h45 - Palestra: “A Expressão do Cooperativismo Gaúcho” – Vergilio Perius – presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
10h30 - Palestra: “Legislação e Orientação para a constituição de Frencoops municipais” – coordenador jurídico – Tiago Machado – Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
11h - Coffee-break.
11h15 - Painel: Frencoop/RS e Frencoop Municipal - Tema: Ações em favor do cooperativismo.
O Cartório Eleitoral de Ijuí esteve em Catuípe na última semana prestando atendimento a comunidade em dependências da Câmara Municipal de Vereadores.
Segundo presidente do Legislativo, Joabel Zimmermann, a iniciativa teve resultados positivos, consequência da grande procura por parte da população nos quatro dias em que a Justiça Eleitoral esteve no município, beneficiando várias pessoas que não precisam mais se deslocar até Ijuí para requerer os serviços. “Tínhamos previsto em torno de 90 atendimentos, mas a demanda foi bem maior, tivemos 142 atendimentos, destes, 76 foram alistamento eleitoral (1º título) e o restante foi de regularização de situação eleitoral, emissão de 2ª via, troca de domicílio eleitoral e local de votação”, destacou Joabel.
A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores agradecem a equipe de profissionais do Cartório Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral de Ijuí que estiveram prestando seus serviços no município.
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais eFóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.
A cédula de votação é específica para cada COREDE, contendo os projetos definidos pelos cidadãos da respectiva região. Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são remetidos para a Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A LOA compreende as receitas e despesas da administração direta e indireta do Estado do Rio Grande do Sul, seus fundos, órgãos – inclusive suas fundações e autarquias – e contém um anexo com os projetos definidos através da Consulta Popular. O orçamento deve ser compatível com o Plano Plurianual (PPA) e estar em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sendo votado pela Assembleia Legislativa.
Saiba como participar aqui
Para fortalecer o Movimento Municipalista e definir as pautas prioritárias, é preciso uma maior aproximação entre o Município e sua principal entidade representativa nacional.
Para reforçar esse laço, a Confederação Nacional de Municípios organizou o I Encontro da Rede Municipalista. E tem a honra de lhe fazer o convite para participar dessa oportunidade de disseminação de informações, conhecimento e experiências sobre gestão pública local.
Convidamos todos os prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras e agentes municipalistas a fazerem parte desta rede. A iniciativa visa ampliar e facilitar o canal de comunicação e interação entre o movimento municipalista e gestores municipais.
Participe do Encontro da Rede Municipalista, um passo importante para alcançar esse objetivo.
Local: Auditório da Famurs - R. Marcílio Dias, 574 - Menino Deus, Porto Alegre - RS, 90130-000
Data: 11 e 12 de agosto
Horário: 9h às 18h
Para participar do projeto, o Município deverá credenciar seu Agente Municipalista junto à CNM ou no local do evento, no setor de credenciamento.
Programação Preliminar
1º dia
Auditório Principal
8h Credenciamento
9h Abertura
9:30h A Construção da Rede Municipalista e o Pacto Federativo
14h O Momento atual do Movimento Municipalista
2º dia
9h O Papel do Agente Municipalista na REDE: Aproximação dos poderes Executivo e Legislativo.
14h Projetos CNM: Urbem e Realidade Municipal.
A 11ª FEICAT – Feira da Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Catuípe foi realizada de 04 a 07 de setembro contando com a presença de autoridades, convidados, expositores, patrocinadores, imprensa e comunidade em geral.
O evento reuniu 100 expositores internos e externos das áreas do comércio, indústria, prestadores de serviços e produtos coloniais, além das atrações culturais e dos shows. Nas noites deo evento, a comunidade pode prestigiar shows, como Rogério Magrão e Banda,Netto e Júnior, Baitaca e Vó Gringa, todos realizados no Palco Principal. Um dos diferencias da feira, é a não cobrança de ingressos de acesso à exposição e aos shows.
A Câmara em sua função social está atenta à ações em prol da saúde e procura informar e motivar a prevenção de doenças de homens e mulheres. Campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul são apoiadas de maneira especial.
Sendo outubro o mês em que se ressalta a importância do exame precoce de câncer de mama, a Câmara foi decorada para apoiar a Campanha Outubro Rosa. O intuito foi reforçar o tema e lembrar às mulheres que é necessário cuidar-se o ano inteiro. Além disso, todas as funcionárias utilizaram pequenos laços rosa em alusão à Campanha.
Novembro é tempo de lembrarmos a população masculina sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ao longo do próximo mês, o objetivo é lembrar a comunidade de agendar seus exames periódicos para prevenção deste e de outras patologias.
Na quinta-feira, 29, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e a Fundação Banco do Brasil realizaram uma confraternização de encerramento das atividades de 2015 do programa AABB Comunidade em Catuípe. Na oportunidade os alunos apresentaram algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano como dança, música e capoeira.
Durante o evento a coordenadora do Programa, Marcela Poersch, fez uma breve avaliação das ações desenvolvidas neste ano, agradecendo o apoio recebido da Administração Municipal e Banco do Brasil, parceiros no projeto. “Este ano foi muito especial, pois juntamente com nossa equipe de trabalho e o apoio da Prefeitura e Banco do Brasil conseguimos proporcionar várias atividades educativas e lúdicas aos alunos. Vamos sentir saudades dos momentos de aprendizado, convivência e alegria que compartilhamos durante este ano. Queremos encontrar todos novamente em 2016 para continuarmos este trabalho”, destacou.
A prefeita Ivete Maria kessler Burmann parabenizou toda a equipe e os parceiros do projeto. Amauri Tamiosso Ribas, gerente do Banco do Brasil no município, falou da satisfação em participar deste projeto e da importância desta parceria entre o Banco do Brasil e a Prefeitura, destacando também o bom trabalho que vem sendo concretizado com os alunos. “Estamos muito contentes com o trabalho que vem sendo desenvolvido com estas crianças e jovens atendidos pelo programa que visa oportunizar um reforço a mais na educação, aliado a atividades diversas”, destacou.
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito José Luiz Dalsoquio, a secretaria de Educação, Magali Franco Valente, a diretora da Escola Ulisses Salazar, Marlene Cadore e integrantes da imprensa local.
O AABB Comunidade é um programa social em educação que oferece complementação escolar para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idades entre 6 e 18 anos incompletos. Os alunos participantes desenvolvem atividades lúdicas, no turno inverso ao escolar, na sede das associações atléticas do Banco do Brasil.
O trabalho educacional engloba temas como educação ambiental, saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Pretende-se, com isso, que crianças e jovens desenvolvam sua capacidade de socialização, em especial na escola e na família, tendo consciência quanto aos seus direitos de cidadãos.
A campanha convida os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a participar da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá de 16 a 20 de novembro em todo o país.
O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, levando a documentação necessária. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei nº 9.504/1997.
Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.
Segundo dados de setembro deste ano, há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral.
Peças publicitárias
Neste ano, a Justiça Eleitoral decidiu estreitar ainda mais o relacionamento com o público jovem, investindo na comunicação nas novas mídias. Para tanto, além do vídeo para TV, do spot de rádio e dos cartazes, que são meios de divulgação tradicionais, a campanha disponibiliza os chamados “memes” para serem compartilhados em redes sociais como o Facebook, o Twitter e o WhatsApp.
Todas as peças e o plano de mídia da campanha podem ser acessados no Portal do TSE, neste link.
Para mais informações sobre a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, clique aqui.
Fonte: TSE - Brasil
A Administração Municipal de Catuípe esteve representada pelo vice-prefeito, José Luiz Dalsochio e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Joabel Zimmermann na audiência que aconteceu na tarde de sexta-feira, 13, em Santo Ângelo, no auditório da URI, sobre a conclusão das obras do aeroporto Sepé Tiarajú.
O evento foi promovido pelas Associações de Municípios das Missões (AMM), da Grande Santa Rosa (AMGSR) e do Planalto Médio (AMUPLAM), com o objetivo de cobrar providências das autoridades estaduais e federais, mostrando que as três regiões estão unidas pelo término dos serviços de revitalização do aeroporto regional Sepé Tiaraju, em obras há mais de quatro anos. Juntas, a AMM, AMUPLAM e AMGSR totalizam 57 municípios. Por sua localização estratégica o aeroporto de Santo Ângelo atende as necessidades das três regiões, que compreendem o Noroeste gaúcho.
As obras do aeroporto regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, devem ser concluídas até o dia 31 de dezembro, e os voos devem voltar a operar em março do próximo ano, segundo promessa do secretário estadual adjunto de Transportes, engenheiro Humberto Caruso, e da diretora do Departamento Aeroportuário (DAP), engenheira Lígia Neves.
Na oportunidade, foi entregue um documento elaborado pela Amuplam, em nome de todos os municípios que compõe a Associação, ao secretário adjunto dos Transportes do Estado, Alberto Caruso, direcionado ao secretário Westphalen, solicitando de providências em relação ao início das obras de recuperação da ERS-342 que liga Catuípe à Ijuí e demais rodovias da região que se encontram em situação caótica, prejudicando a trafegabilidade das comunidades da região.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Catuípe
De acordo com ranking publicado pelo Tribunal de Contas do Estado, Catuípe vem se destacando ao longo dos anos como uma das Casas Legislativas mais econômicas do Estado.
No ano de 2014, os dados informados colocam Catuípe em 348º lugar de gastos com diárias. A Câmara também alcançou a 300ª colocação quando se consideram as despesas totais em 2014.
Joabel Zimmermann, Presidente da Câmara, considera estes números positivos já que demonstram que o princípio de economicidade está sendo cumprido pelo Poder Legislativo Municipal, diferentemente de alguns municípios da região que tem se destacado pelo alto valor gasto, principalmente em diárias. Lembrando que todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul tiveram seus gastos, incluindo diárias, divulgados pelo TCE.
"Em 2015, conseguiu-se reduzir ainda mais o número de diárias usadas, que até o momento foram 04 (quatro), tendo em vista que estas diárias foram usadas para tratar exclusivamente de assuntos referentes a recuperação da ERS 342. Apesar do baixo número de diárias utilizadas, a Câmara Municipal em 23/09/2015, aprovou a Resolução Nº 04/2015, que reduziu o valor das diárias para Vereadores e Servidores da Casa. “ destaca Joabel Zimmermann.
O relatório sobre as despesas das Câmaras Municipais com diárias é do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas do Estado. A consulta de dados pode ser feita em: http://estaticog1.globo.com/2015/09/28/diarias-legislativo-2014-1b.xls
A Câmara de Catuípe recebeu comunicado da Assembleia Legislativa do RS, que conforme tratativas realizadas pelo Deputado Adolfo Brito junto à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, visando contato com as empresas concessionárias de telefonia, entrará em vigor, a partir do dia 1° de janeiro de 2016, a nova resolução que determina a implementação de telefone fixo e transmissão de dados (internet) de até 1 megabyte. Conforme Brito, as propriedades rurais distantes até 30 quilômetros da sede dos municípios serão atendidas pela Oi, e as demais (além dos 30 km), deverão ter os serviços prestados pela Embratel.
Desta forma, a partir de janeiro do ano que vem, a Oi começará a realizar as inscrições dos moradores da zona rural, individualmente, por meio do 0800.031.0001. Sobre este serviço, segundo o parlamentar, a responsabilidade do atendimento chegar ao interior é da Oi, independente da forma. Aos produtores rurais interessados na prestação do serviço, informa ainda, que os valores devem ficar em torno de R$ 69 a R$ 79. Após as inscrições, a empresa terá 90 dias para instalar o telefone fixo rural.
Obs.: Salientamos que somente entrando em contato com a operadora "Oi" através do 0800.031.0001 é possível contratar o serviço.
Fonte: Comissão da Agricultura e Cooperatismo da AL.
============================================================
NO DIA SETE (07) DE JUNHO DE 2016 FOI REALIZADA A DÉCIMA (10ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA NONA (99ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETO APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO.
Projeto de Lei Nº 14/2016 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a Contratar para Necessidade Temporária, até 02 (dois) Agentes de Combate a Endemias, e dá outras providências. Projeto aprovado por unanimidade.
============================================================
NO DIA VINTE E QUATRO (24) DE MAIO DE 2016 FOI REALIZADA A NONA (09ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA OITAVA (98ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETO APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO.
Projeto de Lei Nº 13/2016 – Institui Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar e Especial e Atribuí Gratificação a Seus Membros, e dá outras providências. Projeto aprovado por cinco votos favoráveis e três votos contrários.
============================================================
NO DIA DEZ (10) DE MAIO DE 2016 FOI REALIZADA A OITAVA (8ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA SEXTA (97ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETO APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO.
Projeto de Lei Nº 12/2016 – Inclui Atividade no PPA 2014/2017, na LDO 2016 e Autoriza Poder Executivo Abrir Crédito Especial. Projeto aprovado por unanimidade.
PEDIDOS APRESENTADOS PELO PODER LEGISLATIVO
Pedido de Providência do Vereador Vilson Zaltron (PP). Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal de Obras, realize com urgência o patrolamento da estrada, da RS 342 até a divisa com o município de Santo Angêlo em virtude da quantidade de buracos existente naquele trecho. Pedido aprovado por unanimidade.
Pedido de Providência do Vereador Vilson Zaltron (PP). Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal de Obras, realize dentro da medida do possível o patrolamento da estrada, da Lagoa Seca passando pelo Rincão dos Rieth até a RS 342, tendo em vista as más condições em que a mesma se encontra. Pedido aprovado por unanimidade.
Pedido de Providência do Vereador João Carlos Dallepiane (PDT). Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal de Obras, realize o patrolamento do trecho que compreende a estrada da localidade de Três Vendas até comunidade do Pontão Santo Antônio. Pedido aprovado por unanimidade.
Pedido de Providência do Vereador Luiz Fernando Baroni (PDT). Para que a CORSAN providencie o a recomposição do calçamento ou asfalto de acordo com o tipo de pavimentação existente nos locais onde foram efetuados serviços de manutenção da rede pela Companhia Riograndense de Saneamento, conforme o contrato de concessão com o Município de Catuípe. Pedido aprovado por unanimidade.
============================================================
NO DIA TRÊS (03) DE MAIO DE 2016 FOI REALIZADA A SÉTIMA (07ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA SEXTA (96ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADOS PELO PODER EXECUTIVO.
NÃO HOUVE PROJETOS DO PODER EXECUTIVO.
PEDIDOS APRESENTADOS PELO PODER LEGISLATIVO
PEDIDO DE INFORMAÇÃO DO VEREADOR PEDRO ITAMAR DE SOUZA (PP). Para que o Poder Público Municipal nos informe o que foi feito com os R$480.000,00 mil reais, referente da venda da Estação de Tratamento de Esgoto para a CORSAN. Se o mesmo recurso foi aplicado em algum outro projeto ou se a mesmo está aplicado em alguma conta bancária, e se estiver aplicado em qual conta se encontra. Pedido aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE INDICAÇÃO DO VEREADOR JOABEL ZIMMERMANN (PDT). Para que o Poder Público Municipal, estude a possibilidade de realizar o calçamento na parte da Rua Inocêncio Gonçalves Terra no Bairro Santa Lúcia, no trecho entre as Ruas Independência e Fidelis Aguiar. Pedido aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE INDICAÇÃO DO VEREADOR JOABEL ZIMMERMANN (PDT). Para que o Poder Público Municipal, estude a possibilidade de realizar o calçamento na parte da Rua 16 de Outubro no Bairro Neves, onde ainda não há calçamento. Pedido aprovado por unanimidade.
============================================================
NO DIA VINTE SEIS (26) DE ABRIL DE 2016 FOI REALIZADA A SEXTA (06ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA QUINTA (95ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADOS PELO PODER EXECUTIVO.
PROJETO DE LEI Nº 10/2016 – AUTORIZA O MUNICÍPIO DE CATUÍPE A CELEBRAR CONVÊNIO COM A ASSOCIAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS DE CATUÍPE – UNICAP, E A ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CATUÍPE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Projeto aprovado por unanimidade.
PROJETO DE LEI Nº 11/2016 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRATAR EM CARÁTER TEMPORÁRIO ATÉ DOIS (02) SERVIDOR NA FUNÇÃO DE MÉDICO ESF, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Projeto aprovado por unanimidade.
DURANTE A SESSÃO LEGISLATIVA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FEZ A APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO MUNICIPAL DO 3º QUADRIMESTRE DE 2015 – ANEXO II, E O RAG-SARGSUS: RELATÓRIO DE GESTÃO DO MESMO PERÍODO.
============================================================
NO DIA DOZE (12) DE ABRIL DE 2016 FOI REALIZADA A QUINTA (05ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA QUARTA (94ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO.
PROJETO DE LEI Nº 09/2016 – AUTORIZA O MUNICÍPIO DE CATUÍPE A FIRMAR CONVÊNIO COM A ASSOCIAÇÃO CASA FAMILIAR RURAL DA REGIÃO DE ÍJUI – ACFRI. Projeto aprovado por unanimidade.
PEDIDOS APRESENTADOS PELO PODER LEGISLATIVO.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR VILSON ZALTRON (PP) Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal de Obras realize dentro da medida do possível o patrolamento da estrada que dá acesso ao Distrito de Esquina Bom Sucesso. Do trevo da RS 342 até a comunidade, tendo em vista as más condições em que a mesma se encontra. Pedido aprovado por unanimidade.
============================================================
NO DIA CINCO (05) DE ABRIL DE 2016 FOI REALIZADA A QUARTA (04ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA TERCEIRA (93ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
O PODER EXECUTIVO NÃO APRESENTOU PROJETOS.
PEDIDOS APRESENTADOS PELO PODER LEGISLATIVO.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR PEDRO ITAMAR DE SOUZA (PP) Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal de Obras faça o levantamento junto a Rua Luis Osório Gewehr, se existe a possibilidade de realizar o calçamento nesta rua ou o imediato encascalhamento da mesma. E também providencie o escoamento da água pluvial que deságua da Rua José Maria de Mello na referida rua. Pedido aprovado por unanimidade
PEDIDO DE INDICAÇÃO DO VEREADOR RUDI ANTÔNIO DACANAL (PP) Para que sejam fornecidos os Licitantes e a Empresa Vencedora do fornecimento das aberturas da Escola Girassol e de todas as aberturas da mesma, com os respectivos valores. Após debate entre os vereadores, o Vereador Rudi Antônio Dacanal, retirou da pauta seu pedido de Indicação.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR JOÃO CARLOS DALLEPIANE (PDT) Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal de Obras realize o alargamento e encascalhamento da estrada que dá acesso à granja Caiçara, da RS 218 até a estrada geral que dá acesso ao Distrito de Colônia das Almas. Pedido aprovado por unanimidade
============================================================
NO DIA VINTE E OITO (28) DE MARÇO DE 2016 FOI REALIZADA A PRIMEIRA (1ª) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA SEGUNDA (92ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETO APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO
PROJETO DE LEI Nº 08/2016 – FIXA EM ONZE POR CENTO (11%) O ÍNDICE DE REVISÃO GERAL ANUAL ESTABELECIDO PELA LEI MUNICIPAL Nº.1.326/2004 PARA O ANO DE 2016, A SER APLICADO 6% NO MÊS DE MARÇO E 5% NO MÊS DE AGOSTO DE 2016, AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Projeto Aprovado por (06) seis votos favoráveis e (02) dois votos contrários.
============================================================
NO DIA VINTE E DOIS (22) DE MARÇO DE 2016 FOI REALIZADA A TERCEIRA (3ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA PRIMEIRA (91ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO.
PROJETO DE LEI Nº 06/2016 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRATAR ATÉ 04 (QUATRO) INSTRUTORES, EM CARÁTER TEMPORÁRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Projeto aprovado por unanimidade.
PROJETO DE LEI Nº 07/2016 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ABRIR CRÉDITO ESPECIAL. Projeto aprovado por unanimidade
PEDIDOS APRESENTADOS PELO PODER LEGISLATIVO.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR JOABEL ZIMMERMANN (PDT) - Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal de Obras, estude a possibilidade de substituição ou poda das árvores plantadas junto aos passeios da Avenida Theodomiro Luciano de Souza, as quais tem causado diversos transtornos aos moradores e transeuntes que realizam caminhadas naquele local além de evitar acidentes. Pedido aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR PEDRO ITAMAR DE SOUZA (PP) - Para que o Poder Público através da Secretaria Municipal da Agricultura, reative a horta comunitária no espaço existente na Escola Waldomiro Rosseto, local este onde já funcionava a horta comunitária, beneficiando desta forma todas as escolas municipais. Lembrando que a mesma possui toda a estrutura necessária para o funcionamento. Pedido aprovado por unanimidade.
==============================================================================
NO DIA OITO (08) DE MARÇO DE 2016 FOI REALIZADA A SEGUNDA (2ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A NONAGÉSIMA (90ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETO APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO.
PROJETO DE LEI Nº 05/2016 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRATAR EM CARÁTER TEMPORÁRIO E EMERGENCIAL UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Projeto aprovado por unanimidade.
==============================================================================
NO DIA PRIMEIRO (01) DE MARÇO DE 2016 FOI REALIZADA A PRIMEIRA (01ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 E A OCTAGÉSIMA NONA (89ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADOS PELO PODER EXECUTIVO.
PROJETO DE LEI Nº 01/2016 – AUTORIZA O MUNICÍPIO DE CATUÍPE A FIRMAR CONTRATO COM A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE DE IJUI), VISANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS PARA MANUTENÇÃO E ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Projeto aprovado por unanimidade.
PROJETO DE LEI Nº 02/2016 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRATAR EM CARÁTER TEMPORÁRIO E EMERGENCIAL UM PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Projeto aprovado por unanimidade.
PROJETO DE LEI Nº 03/2016 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ABRIR CRÉDITO ESPECIAL. Projeto aprovado por unanimidade.
PROJETO DE LEI Nº 04/2016- DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO – CMCT DO MUNICÍPIO DE CATUÍPE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Projeto aprovado por unanimidade.
PEDIDOS APRESENTADOS PELO PODER LEGISLATIVO.
PEDIDO DE INDICAÇÃO DO VEREADOR JOÃO CARLOS DALLEPIANE (PDT) Para que o Poder Legislativo Municipal realize no dia 08 de março de 2016, logo após a Sessão Ordinária, uma Sessão Solene em homenagem a cidadã catuipana, Sra. Solidade de Lima, que no dia 17/02/2016 completou 104 anos de vida. Pedido aprovado por unanimidade
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR VILSON ZALTRON (PP) Para que o Poder Público através da Secretaria de Obras, providencie a execução de um redutor de velocidade na localidade de Três Vendas, mais precisamente no trecho de estrada entre a COOPERTRES e a residência de Norival dos Santos e Deloni Piccinin, em virtude do excesso de velocidade com que os veículos transitam naquele trecho, oferecendo risco as pessoas moradoras do local. Pedido aprovado por unanimidade
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR VILSON ZALTRON (PP) Para que o Poder Público através da Secretaria de Obras, providencie com urgência a colocação de tubos no riacho que dá acesso a residência de Odair Krombauer, na localidade de Engenho Velho. Para que o transportador de leite e o transporte escolar possa chegar até a propriedade. Sem a colocação desses tubos é impossível que o transporte chegue até essa residência. Pedido aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE INDICAÇÃO DO VEREADOR RUDI ANTÔNIO DACANAL (DEM): Para que seja criado ou formado o Conselho Municipal de Segurança Pública. Pedido aprovado por unanimidade.
==============================================================================
NO DIA QUINZE (15) DE DEZEMBRO DE 2015 FOI REALIZADA A TERCEIRA (3ª) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2015 E A OCTAGÉSIMA OITAVA (88ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADOS PELO PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO
Projeto de Lei Nº 38/2015 - Inclui programa no Plano Plurianual 2.014/2.017 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016. Projeto aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei Nº 39/2015 - Estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2016. Projeto aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei Nº 42/2015 - Autoriza o Município de Catuípe a celebrar convênio com Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/RS, e da outras providências. Projeto aprovado por unanimidade.
Projeto de Decreto Legislativo Nº 01/2015 – Aprova as contas do Município de Catuípe/RS, relativas ao Exercício de 2013. Projeto aprovado por 05 (cinco) votos favoráveis e 03 (três) votos desfavoráveis.
==============================================================================
NO DIA OITO (08) DE DEZEMBRO DE 2015 FOI REALIZADA A VIGÉSIMA SÉTIMA (27ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 E A OCTAGÉSIMA SÉTIMA (87ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
Projeto de Resolução nº 03/2015 – Suplementa, reduz dotações orçamentárias. Projeto aprovado por unanimidade.
Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2015 - Aprova as contas do Município de Catuípe/RS, relativas ao Exercício de 2013. Projeto baixado para as comissões.
Pedido de Providência do Vereador Joabel Zimmermann (PDT) - Para que a Cartilha da Câmara de Vereadores de Catuípe seja aprovada, para posterior publicação e divulgação nos meios de comunicação. Pedido aprovado por unanimidade.
==============================================================================
NO DIA PRIMEIRO (1º) DE DEZEMBRO DE 2015 FOI REALIZADA A VIGÉSIMA SEXTA (26ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 E A OCTAGÉSIMA SEXTA (86ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADOS PELO PODER EXECUTIVO.
Projeto de Lei Nº 38/2015 – - Inclui programa no Plano Plurianual 2.014/2.017 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016. Projeto baixado para as comissões.
Projeto de Lei Nº 39/2015 - Estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2016. Projeto baixado para as comissões.
Projeto de Lei Nº 40/2015 - Altera o Perímetro Urbano do Município de Catuípe e revoga Lei Municipal, e da outras providências. Projeto aprovado por 07 votos favoráveis e 01 voto contrário.
Projeto de Lei Nº 41/2015 - Altera a Lei Municipal nº 1.585/2009, que dispõe sobre as Diretrizes Urbanas do Município de Catuípe e da outras providências. Projeto aprovado por 07 votos favoráveis e 01 voto contrário.
Pedidos do Poder Legislativo
Pedido de Providência do Vereador João Carlos Dallepiane (PDT) - Para que o Poder Público através do Setor responsável providencie um Gerador de Energia Elétrica para Unidade Básica de Saúde do Bairro Neves. Pedido aprovado por unanimidade.
==============================================================================
NO DIA VINTE E QUATRO (24) DE NOVEMBRO DE 2015 FOI REALIZADA A VIGÉSIMA QUINTA (25ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 E A OCTAGÉSIMA QUINTA (85ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PROJETOS APRESENTADOS PELO PODER EXECUTIVO.
PROJETO DE LEI Nº32/2015 – Altera e da nova redação aos artigos 1º e 2º da lei municipal nº 1.905/2014, que autorizou o Município de Catuípe a celebrar convênio com a Associação dos Universitários de Catuípe – Unicap, para repasse dos recursos do Passe Livre Estudantil, e da outras providências. Projeto aprovado por unanimidade.
==============================================================================
NO DIA DEZ (10) DE NOVEMBRO DE 2015 FOI REALIZADA A VIGÉSIMA TERCEIRA (24ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 E A OCTAGÉSIMA QUARTA (84ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2015
PRORROGA PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2013 DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CATUÍPE/RS.
JOABEL ZIMMERMANN, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catuípe, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores;
Considerando o Item 10 (dez) do Edital Nº 01/2013, de 27 de setembro de 2013;
DECRETA:
Art. 1º. – Fica prorrogado por 02 (dois) anos, o prazo de validade do Concurso Público para provimento de cargo efetivo da Câmara Municipal de Vereadores de Catuípe, homologado em 28/11/2013.
Art. 2º. – O presente Decreto passará a vigorar em 28 de novembro de 2015.
GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CATUÍPE/RS, EM 10 DE NOVEMBRO DE 2015.
Joabel Zimmermann
Presidente de Câmara Municipal
==============================================================================
NO DIA TRES (03) DE NOVEMBRO DE 2015 FOI REALIZADA A VIGÉSIMA TERCEIRA (23ª) SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 E A OCTAGÉSIMA TERCEIRA (83ª) SESSÃO DA LEGISLATURA 2013/2016.
PEDIDOS APRESENTADOS PELO PODER LEGISLATIVO
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR LUIZ FERNANDO BARONI (PDT):
Para que seja reativado o funcionamento do Projeto de Lei Nº 1.302/2003, que trata da criação do Banco Municipal de Medicamentos e Equipamentos Médico-Hospitalares – BAMEDE, e dá outras providências. Pedido aprovado por unanimidade.
Após realização de Audiência Pública para a revisão da Lei das Diretrizes Urbanas do Município de Catuípe e alteração do Perímetro Urbano do Município, que foi realizada no dia 26 de novembro de 2015, às 14:00 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores, a Câmara Municipal votou o Projeto de Lei Nº 40/2015 – Altera o Perímetro Urbano do Município de Catuípe e revoga Lei Municipal, e da outras providências e o Projeto de Lei Nº 41/2015- Altera a Lei Municipal nº 1.585/2009, que dispõe sobre as Diretrizes Urbanas do Município de Catuípe e da outras providências.
Os projetos foram votados na Sessão Legislativa do dia 01/12/2015 e ambos foram aprovados por 07(sete) votos favoráveis e 01(um) voto contrário.
Ficou instituído através do Decreto Legislativo Nº 02/2015, o regime de turno único contínuo de 6 (seis) horas diárias no serviço público legislativo interno e externo, a partir de 14 de dezembro de 2015 a 14 de fevereiro de 2016.
O horário a ser cumprido pelos servidores públicos da Câmara Municipal será das 07:30hs ás 13:30hs. Ao término do período de turno único, os servidores retornarão a jornada normal de trabalho de seus respectivos cargos.
O Poder Executivo Municipal tomou a iniciativa de realizar o turno único também através do Decreto Nº 085/2015. Servidores lotados na Secretaria da Administração, Fazenda, Obras e Saneamento, Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Saúde, Assistência Social e CRAS também realizarão o horário das 07:30hs ás 13:30hs.
O Pronto Atendimento "PA" continuará atendendo 24hs.
Servidores lotados nas Escolas Municipais e Escolas Municipais de Educação Infantil e Transporte Escolar permanecerão em horário normal de atendimento.
Com o propósito de colaborar com a realização da Festa de Natal, já tradicional no Município, os Vereadores se mobilizaram para ajudar financeiramente, com recursos próprios, no custeio do evento.
Em clima festivo e comemorativo ao Natal aconteceu na noite de terça-feira, 22, a tradicional“Festa de Natal” de Catuípe. O evento contou com várias atrações, distribuição de lanches para as crianças, sorteio de uma bicicleta, brinquedos infláveis, benção do Padre Cenir Luiz Sturm e do Pastor Silvano Zimmermann; apresentação do coral da Igreja Batista Brasileira, e show tradicionalista e natalino com Mariana Marques que encerrou a noite com uma bela apresentação.
As crianças se divertiram visitando a “Casinha do Papai Noel” que estava toda decorada especialmente para a ocasião. O bom velhinho e seus ajudantes distribuíram balas e tiraram fotos com as crianças, fazendo brilhar os olhinhos dos pequeninos que estavam encantados com sua presença.
A realização do evento, que teve como principal objetivo difundir o espírito natalino e promover a confraternização com as crianças e a comunidade, só foi possível este ano devido a uma parceria entre Administração Municipal e entidades, contando com o patrocínio da Prefeita, Vice-Prefeito e secretários (sonorização); Vereadores Municipais (brinquedos infláveis); clubes de serviços Lions e Rotary (cachorro-quente e refrigerante); e, Farmácia São Lucas – Rede Associadas (Show – Mariana Marques).
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal
A Administração Municipal de Catuípe, através das secretarias de Saúde e Obras e Saneamento realizam nos dias 29 e 30 de dezembro um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, iniciando pelo Centro e Bairro São Cristóvão.
Desta forma pede-se a colaboração de todos! Além de tomar medidas simples para contribuir na luta contra a erradicação dos focos de mosquito, através de cuidados no dia a dia, como evitar o acúmulo de lixo, principalmente aquele que pode servir para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como latas, garrafas, potes, além de manter as caixas de água e fossas fechadas. Contribua! Faça a sua parte!
O Vereador João Carlos Dallepiane (PDT), foi eleito na Sessão Legislativa do dia 08/12/2015, presidente da Câmara Municipal de Catuípe.
O novo presidente da Câmara foi empossado no dia 01/01/2016. Os demais membros da Mesa Diretora são:
Luiz Fernando Baroni (PDT): Vice-Presidente
Rodolfo A. Burmann (PT): Secretário
Joabel Zimmermann (PDT): Suplente de Secretário
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Catuípe estão ocorrendo em todo município. Entre elas, a criação do Comitê Municipal de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, no final de dezembro de 2015, através do qual estão sendo realizadas reuniões periódicas, visando definir e implementar as estratégias do município para combater o mosquito.
A iniciativa da Administração Municipal, por meio deste Comitê, tem por objetivo a prevenção, análise das áreas de risco e monitoramento integrado, com a participação de profissionais da área da saúde, vigilância epidemiológica e Administração Municipal (secretarias de Obras, Educação e CRAS). Além de treinamento de profissionais, busca de parcerias com entidades da sociedade civil, recolhimento de pneus em pontos estratégicos da cidade, distribuição de sementes de Crotolária (planta que auxilia no combate ao mosquito), e demais atividades com a colaboração da comunidade.
Em janeiro deste ano, integrando estas ações, foi realizado um Mutirão de Combate ao Aedes aegypti, com visitação e inspeção de 100% dos domicílios urbanos, além de orientações, eliminação de focos e campanha de conscientização.
Segundo a secretaria de Saúde, Catuípe foi o primeiro município da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde a concluir o mutirão que contou com a participação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (médicos, dentistas, enfermeiros e agentes de saúde). O mutirão ocorreu entre os dias 29 e 30 de dezembro (ESF 4 - área central da cidade), e nos dias 12 e 13 de Janeiro (ESF 2 - bairros Neves e Santa Fé).
Também durante as festividades do Carnaval, a colaboração de todos é muito importante. Para facilitar o descarte e o recolhimento de lixo, a Prefeitura distribuiu contêineres em pontos estratégicos da cidade. No entanto, está sendo solicitado que o lixo seja colocado primeiramente em sacos plásticos para depois ser descartado nos contêineres, evitando assim a possibilidade de acúmulo de água e a proliferação de larvas do mosquito.
Já, no dia 13 de fevereiro, sábado, acontecerá em todo o País o Dia “D” de Combate ao Aedes. Em Catuípe, a Administração Municipal, está preparando uma série de atividades para integrar esta campanha, as quais serão divulgadas na próxima semana. Desde já, a comunidade está convidada a integrar-se nesta luta! Lembre-se: O perigo aumentou. Sua responsabilidade também!
A Câmara de Vereadores de Catuípe realizou na última terça-feira, dia 08 de março, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade foi homenageada a Sra. Solidade de Lima, cidadã catuipana, que no dia 17 de fevereiro deste ano completou 104 anos de idade. Desta forma, a Câmara estendeu a homenagem e parabenizou a todas as mulheres do município.
A iniciativa partiu do Vereador e Presidente da Câmara, João Carlos Dallepiane, “O Dia da Mulher é um dia de celebração, acima de tudo, dia de homenagear quem se faz tão importante em nossas vidas. Mulheres guerreiras, que lutam por suas famílias e por uma sociedade melhor, merecem esta homenagem", disse o Presidente.
A Sessão Solene foi aberta ao público e contou com a presença da Prefeita Municipal Ivete Maria Kessler Burmann, Vice-Prefeito José Luiz Dalsochio, Dr. Gastão Rosseto e familiares, amigos e familiares da Sra. Solidade de Lima, imprensa local, e membros da comunidade.
A biografia da Sra. Solidade da Lima estará disponível no site da Câmara (www.catuipe.rs.leg.br).
Biografia:
SOLIDADE DE LIMA
Registro de Nascimento 17 de fevereiro de 1912.
É a filha mais jovem do casal Ângelo João Terra e Francisca de Moraes Terra, que residiam em Catuipe-RS, onde atualmente passa a RS 342 a 1km do atual trevo de entrada da cidade.
O Sr. Ângelo pelo que se sabe, seria filho de escravo alforriado de propriedades de Ismael Terra localizadas em Tupanciretã-RS. Ela teria profissão de afazeres domésticos gerais.
Seus irmãos, todos já falecidos, foram Saturno, Pedro, João e Diamantino.
O único familiar sanguíneo ainda residente em Catuípe-RS, é Romalino Terra, filho de Diamantino, e que atualmente reside no Bairro Neves.
O contato com a Família de Waldomiro Rosseto deu-se a partir de 1934 quando foi trazida por familiares que solicitaram que à acolhessem como ajudante do trabalho caseiro.
A partir daquele momento entrosou-se à família Rossetto permanecendo com os mesmos não só em Catuipe-RS, mas periodicamente também em PortoAlegre-RS, junto com Irmãs e filha de Gilda Costa Rossetto e em Santa Maria-RS, com filhos de Gastão e Gilberto Rossetto. Permaneceu mais com Gastão e Eunice em Catuipe-RS, e posteriormente em Ijuí-RS.
No último ano também o sobrinho Romalino Terra e sua esposa Tereza, residentes em Catuipe-RS, tem participado ativamente da assistência e de cuidados de Soledade, que muito a tem ajudado.
Seus valores humanos em relação à condição familiar foram de permanência no seio da família Rossetto como integrante deste conjunto familiar.
O trabalho doméstico foi muito mais de amealhar recursos para auxiliar seus familiares no sentido alimentício, dada a situação financeira, que em todas aquelas famílias a maior necessidade era a alimentação, especialmente aos de menor idade.
Características mais marcantes em sua personalidade são a bondade e a solidariedade aos que a cercavam na sua vivência diária. A ninguém, quando solicitada a ajudar, inquire ou nega, opta, em primeiro acreditar e ajudar para então sentir-se feliz.
Seu “HISTÓRICO DE VIDA” não tem fatos espetaculares, emocionantes ou chamativos. Por sua opção de vida “mirou em querer fazer os outros felizes, com bondade e carinho”.Deve ter conseguido, dentro de seu mundo. Isto hoje afaz feliz e viva, aos mais de 100 anos de idade.
A Câmara Municipal de Catuípe informa que o Cartório Eleitoral de Ijuí estará prestando atendimento à comunidade catuipana nos dias 29, 30 e 31 de Março de 2016 das 13hs ás 17hs.
Local de atendimento: Câmara Municipal de Vereadores.
Os interessados deverão realizar a retirada de senhas que serão distribuídas nos dias de atendimento ás 13hs na Câmara Municipal.
Dia 29/03/2016: 25 senhas
Dia 30/03/2016: 25 senhas
Dia 31/03/2016: 25 senhas
Atendimentos:
Documentos necessários para atendimento (originais):
Dúvidas e maiores informações entrar em contato com a Câmara Municipal.
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 08hs ás 12hs e das 13:30hs ás 17:30hs ou através do telefone (55) 3336-1325.
Câmara Municipal de Vereadores de Catuípe
Páscoa…
É ser capaz de mudar, É partilhar a vida na esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor, É vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço. É vermos que hoje… somos melhores do que fomos ontem.
Desejamos a todos uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!
Câmara Municipal de Catuípe
O Cartório Eleitoral de Ijuí esteve em Catuípe nesta semana prestando atendimento a comunidade nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.
Segundo o Presidente do Legislativo, João Carlos Dallepiane, “o objetivo deste atendimento foi atender os membros da comunidade que estavam com o titulo eleitoral irregular, que haviam perdido o documento ou que precisassem realizar a transferência de local de votação.”
Foram realizados 82 atendimentos durante os três dias. Destes, 25 foram alistamento eleitoral (1º título) e o restante foi de regularização de situação eleitoral, emissão de 2ª via, troca de domicílio eleitoral e local de votação.
O Cartório Eleitoral lembra que o prazo final para regularizar títulos, fazer alistamento eleitoral e efetuar troca de local de votação se encerra em 04 de maio de 2016 e deve ser realizado no Cartório Eleitoral de Ijui, localizado na Rua Tiradentes, 668 - Sala 1. Devem ser levados os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço, além do titulo eleitoral nos casos de transferência, regularização e cadastramento biométrico.
Para os eleitores de Catuípe o cadastramento biométrico não é obrigatório, ou seja, quem ainda não tiver feito a biometria vai poder votar normalmente nas próximas eleições.
A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação promoveu no dia, 09 , mais uma edição do Festival Municipal de Talentos, envolvendo os alunos das escolas municipais e estaduais.
Uma das principais atrações foi o III Festival Municipal de Talentos, que contou com a participação dos alunos das escolas municipais e estaduais que teve mais de 50 apresentações, entre música, instrumentos, coreografias, poesias, declamações, entre outros.
Segundo a secretária de Educação, Magali Franco Valente, a programação do RecreArte teve como principal objetivo oportunizar a comunidade, de forma gratuita, atividades lúdicas, recreativas e culturais, visando sempre o desenvolvimento social e cultural, valorizando cada vez mais a educação em nosso município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Catuípe comunica que a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 foi antecipada e inicia na próxima segunda-feira, dia 25, estendendo-se até 20 de maio na Unidade de Saúde do Centro, no horário normal de atendimento. No entanto, a vacinação em crianças será feita somente na Unidade de Saúde do Centro. Para receber a vacina é necessário apresentar a Carteira de Vacinas e o documento de Identidade.
GRUPOS PRIORITÁRIOS |
- crianças (6 meses até 5 anos incompletos) |
- gestantes |
- puérperas (pós parto até 45 dias) |
- pessoas acima de 60 anos |
- profissionais da área de saúde |
- doentes crônicos mediante atestado com CID da doença |
- população indígena |
Já, no dia 30 de abril, será realizada a campanha Dia “D” de Vacinação Influenza e Multivacinação com atendimento na Unidade de Saúde do Centro (no horário das 8h30 às 12h e das 13h às 17h), e comunidades do interior conforme roteiro a ser divulgado na próxima semana. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde.
O Ministério Público Federal em parceria com toda a população e principalmente com as demais autoridades políticas brasileiras vem implementando mudanças sistêmicas e estruturais. Essas mudanças incluem o fim da impunidade, pois esta e a corrupção aparecem intimamente relacionadas em diversos estudos e pesquisas internacionais sobre esse problema.
O MPF apresentou no ano passado dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As propostas objetivam Transparência, Prevenção, Eficiência e Efetividade. As medidas buscam, entre outros resultados, evitar a ocorrência de corrupção (via prestação de contas, treinamentos e testes morais de servidores, ações de marketing/conscientização e proteção a quem denuncia a corrupção), criminalizar o enriquecimento ilícito, aumentar penas da corrupção e tornar hedionda aquela de altos valores, agilizar o processo penal e o processo civil de crimes e atos de improbidade, fechar brechas da lei por onde criminosos escapam (via reforma dos sistemas de prescrição e nulidades), criminalizar caixa dois e lavagem eleitorais, permitir punição objetiva de partidos políticos por corrupção em condutas futuras, viabilizar a prisão para evitar que o dinheiro desviado desapareça, agilizar o rastreamento do dinheiro desviado e, por fim, fechar brechas da lei por onde o dinheiro desviado escapa (por meio da ação de extinção de domínio e do confisco alargado).
Depois do lançamento das medidas em 20 de março de 2015, os cidadãos foram convidados a conhecer e avaliar as propostas de alterações legislativas para enviar sugestões.
Agora, a sociedade é chamada a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso para que promova as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado. Está disponível uma ficha de colheita de assinaturas ("lista de apoiamento") que pode dar origem a um projeto de lei de iniciativa popular. Mesmo que algum parlamentar proponha as medidas, as assinaturas serão muito importantes como manifestação de apoio à sua aprovação no Congresso.
O Vereador João Carlos Dallepiane apresentou ainda em 2015, uma lista das assinaturas que coletou para apoiar esta causa.
Veja arquivo com todas as propostas legislativas.
A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, todos os distúrbios do autismo, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.
O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.
Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.
O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo.
Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.
As pessoas com autismo podem ter alguma forma de sensibilidade sensorial. Isto pode ocorrer em um ou em mais dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – que podem ser mais ou menos intensificados. Por exemplo, uma pessoa com autismo pode achar determinados sons de fundo, que outras pessoas ignorariam, insuportavelmente barulhentos. Isto pode causar ansiedade ou mesmo dor física.
Alguns indivíduos que são sub sensíveis podem não sentir dor ou temperaturas extremas. Algumas podem balançar rodar ou agitar as mãos para criar sensação, ou para ajudar com o balanço e postura ou para lidar com o stress ou ainda, para demonstrar alegria.
As pessoas com sensibilidade sensorial podem ter mais dificuldade no conhecimento adequado de seu próprio corpo. Consciência corporal é a forma como o corpo se comunica consigo mesmo ou com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.
As pessoas com TEA podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática.
Ainda:
Fonte:http://autismoerealidade.org/
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.
Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
O problema é mais grave nos países de média e baixa rendas. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.
As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.
De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.
A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.
A fim de esclarecer a população catuipana a respeito da capina química, a informação oficial é que em 2010 a ANVISA proibiu de vez a capina química em área urbana com a publicação de uma Nota Técnica informando que não há NENHUM produto no mercado, registrado ou autorizado para ser utilizado como herbicida para fazer o controle de ervas daninhas ou de pragas em áreas urbanas no território brasileiro.
Por que é proibido?
1- Durante a aplicação de um produto agrotóxico, muitas pessoas não utilizam equipamentos de proteção, além de que moradores e pessoas que estão passando podem ter contato com o agrotóxico, sem que estejam com os equipamentos de proteção.
2- Em qualquer área tratada com produto agrotóxico é necessário que a área seja isolada e sinalizada por 24hs e no caso de necessidade de acesso a este local antes das 24hs, é preciso o uso de equipamentos de proteção individual. Esse período é necessário para impedir que pessoas entrem em contado com o agrotóxico aplicado, o que aumenta muito o risco de intoxicação. Na cidade, este isolamento da área não é possível, visto a grande circulação de pessoas,
3. É comum os solos das cidades serem asfaltados, o que favorece o acúmulo de agrotóxico e de água nas suas camadas superficiais. Em situação de chuva, pode ocorrer a formação de poças e retenção de água com elevadas concentrações do produto, criando uma fonte potencial de risco de exposição para adultos, crianças, flora e fauna existentes no entorno. Crianças, em particular, são mais sujeitas às intoxicações em razão do seu baixo peso e hábitos, como o uso de espaços públicos para brincar, contato com o solo e poças de água como diversão.
4. Em relação à proteção da fauna e flora domésticas ou nativas, é importante lembrar que cães, gatos, cavalos, pássaros e outros animais podem ser intoxicados tanto pela ingestão de água contaminada como pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados nas ruas.
É importante também lembrar que a utilização de ureia ou extrato pirolenhoso também não são permitidos em área urbana para capina química.
DESSA FORMA, A PRÁTICA DA CAPINA QUÍMICA EM ÁREA URBANA NÃO ESTÁ AUTORIZADA PELA ANVISA OU POR QUALQUER OUTRO ÓRGÃO, NÃO HAVENDO NENHUM PRODUTO AGROTÓXICO REGISTRADO PARA TAL FINALIDADE.
No dia 12 de maio de 2016, o Vereador e Presidente da Câmara, João Carlos Dallepiane, esteve presente no evento do 6º Grito de Alerta Missões, em Três Passos-RS. Esta edição teve o tema "Semeando um novo amanhã" e contou com a participação de aproximadamente de 7.000 pessoas.
A manifestação teve por objetivo organizar a classe agricultora para garantir direitos e buscar novas conquistas. Nela, agricultores e sindicatos mostram para a sociedade o trabalho da agricultura familiar na produção de alimentos, na geração de renda, na preservação do meio ambiente, tendo como princípio fundamental a sucessão rural. O 6° Grito de Alerta teve como pontos de pauta estruturantes reivindicações quanto a Acesso à Terra e Habitação Rural; Organização da Produção e Assistência Técnica; Educação do Campo e Sucessão Rural; Saúde e Terceira Idade.
A realização desta mobilização coordenada pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores, teve a participação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Catuípe.
Após um Pedido de Providência feito pelo Vereador Luiz Fernando Baroni (PDT), aprovado por unanimidade em plenário, na Sessão Legislativa do dia 10 de maio de 2016, em que o Vereador solicitou que a Corsan providenciasse a recomposição da pavimentação nos locais onde foram efetuados serviços de manutenção da rede, foi realizado contato com a Diretoria Regional da Corsan.
No dia 17 de maio, reuniram-se na Câmara Municipal, o Vereador e Presidente João Carlos Dallepiane, o Vereador Luiz Fernando Baroni, o Diretor Regional da Corsan, Flavio Krampe, o representante da empreiteira e o Secretário Municipal de Obras, Cristiano Baggio.
Ficou acordado que no dia seguinte, já será dado início a recomposição solicitada, mediante a cedência do rolo compressor pelo Poder Público Municipal, a qual foi autorizada pelo Secretário de Obras, Cristiano Baggio. Cabe ressaltar que a cedência do equipamento, ocorrerá mediante o pagamento de diárias pela empreiteira responsável ao Poder Público.
No dia 22 de maio de 2016, durante o ato de inauguração do Aeroporto Regional de Santo Ângelo, onde estavam presentes diversas autoridades políticas municipais, regionais e estaduais, o Legislativo Municipal fez-se presente através dos Vereadores Gladimir Militz Wey (PT), Pedro Itamar de Souza (PP) e o Vereador e Presidente da Câmara, João Carlos Dallepiane (PDT). A Prefeita Ivete Burmann e o Vice-Prefeito José Luiz Dalsochio também estiveram presentes representando o Poder Executivo Municipal. No documento entregue em mãos ao Secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, de iniciativa do Vereador João Carlos Dallepiane, solicita-se que seja executada a realização do entorno da RS218 até a RS342, além do recapeamento da RS342. O Deputado Estadual Eduardo Loureiro (PDT) e o Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT) acompanharam a entrega do documento.
No dia 24 de maio de 2016, reuniram-se na Câmara Municipal de Vereadores, representantes de entidades sindicais, da Administração Municipal, do Poder Legislativo, da Secretária da Educação, ACIC e membros da comunidade. O objetivo foi definir a nova Diretoria do COMUDE - Conselho Municipal de Desenvolvimento, que organiza as ações para que Catuípe participe da Consulta Popular 2016/2017, processo em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. A Diretoria ficou assim composta: Laura Smaniotto Marasca (representante da Secretaria da Educação) como Presidente, Cassia Fernanda Bernardi (representante do Executivo Municipal) como Vice-Presidente, Inez Picin ( do Legislativo Municipal) como Secretária, Rodinei Filippin Silva (do Sindicato Rural) como 1º Secretário, Leandro Sangiovo (do Legislativo Municipal) como Tesoureiro e Marcelo de Souza (representando a ACIC) como 1º Tesoureiro.
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canada, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.
Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA The Association For International Sport for All - conta com o apoio da ISCA International Sport and Culture Association e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.
É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
Em 2016, o Dia do Desafio aconteceu em sua 22ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país.
Neste ano Catuípe esteve disputando com a cidade de Nova Trento/SC.
O mês de Junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Em todo o mundo são organizadas ações e eventos que objetivam conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue e, em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. O tema da campanha da OPAS/OMS neste ano enaltece o presente de vida da doação de sangue: “Dê um presente de vida: doe sangue” e tem como objetivos promover a doação voluntária não remunerada e convencer os Ministros da Saúde dos países a se comprometerem em alcançar a autossuficiência de sangue e componentes seguros por meio de 100% de doação voluntária não remunerada.
No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue.,89% desse total é obtido em países de rendas altas. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.
O procedimento é simples, rápido e indolor!
O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.
Que tal comemorar essa data salvando vidas? Doe sangue e ajude!
.
A Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Município de Catuípe– COMUDE, está convidando toda a comunidade municipal para participar da Assembleia Pública Municipal, que será realizada, no dia 08 de junho de 2016, com início às 14:30 horas, tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Catuípe – RS, com a seguinte ordem do dia:
i. Eleger a Coordenação Municipal do Processo da Consulta Popular 2016-2017;
ii. Eleger até 5 programas/ações prioritárias;
iii. Eleger delegados na proporção de 1 para cada 30 participantes da Assembleia Municipal.
2. Assuntos Gerais.
Participe!
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais,Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.
Saiba mais em: http://www.consultapopular.rs.gov.br/
O Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) de Catuípe reuniu na tarde de quarta-feira, dia 08, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, autoridades municipais, representantes de entidades e da comunidade catuipana para uma Assembleia que tratou do processo da Consulta Popular 2016/2017 no município.
Na oportunidade, contando com a presença de representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (COREDE/NORC), foram escolhidos os cinco programas/ações prioritárias, a realização da eleição dos delegados que irão representar o município na etapa regional e da Coordenação Municipal do Processo da Consulta Popular.
Após a apresentação dos itens para votação, houve discussão entre os integrantes de diferentes segmentos da comunidade presentes no encontro, sendo aprovadas cinco prioridades que irão fazer parte da proposta para a Consulta Popular deste ano, a qual será votada durante a Assembleia Regional, que são:
- Apoio a cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte
- Apoio a Agroindústria – Equipamentos.
- Melhoramento de estradas vicinais.
- Redes de Cooperação, e
- Hospitais acima de 70 leitos.
A próxima etapa, a Assembleia Regional, acontece em Ijuí no dia 14 de junho do corrente ano. Nesta fase serão apresentados os projetos encaminhados pelos 11 municípios que compõe o COREDE-NORC, onde serão escolhidas as 10 prioridades que irão compor os itens de votação. O município de Catuípe será representado na ocasião pelos delegados, escolhidos durante o encontro municipal, Carlos Laércio Dalla Corte e Inez Picin, além da prefeita Ivete Maria Kessler Burmanm, do vice-prefeito José Luiz Dalsochio, do presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Dallepiane e da presidente do COMUDE, Laura Smaniotto Marasca.
Destacamos a importância de toda a comunidade participar da votação das prioridades que vai acontecer nos dias 05, 06 e 07 de julho de 2016 através de sistema on-line e off-line. Sendo que recursos resultantes das escolhas feitas nos dias da Consulta Popular serão liberados no próximo ano. Todos os detalhes de como será a votação serão divulgados posteriormente pelos coordenadores da eleição no município.
Os Vereadores, João Carlos Dallepiane, Joabel Zimmermann, Noredi José Dalla Corte, Luiz Fernando Baroni e Rodolfo A. Burmann estiveram presentes.
Fonte: Administração Municipal e Poder Legislativo
Catuípe venceu o Dia do Desafio 2016, competição realizada no dia 25 de maio na qual o município competiu com a cidade de Nova Trento, de Santa Catarina. Catuípe mobilizou 4.789 pessoas, ou seja, 46,96% da comunidade contra 4.005 (32,85%) de Nova Trento.
A competição teve como objetivo mobilizar o maior número de habitantes em torno da prática de atividades físicas. Em Catuípe, o evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sesc/Ijuí. A proposta do evento realizado anualmente é incentivar as pessoas para que realizem diariamente qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.
Fonte: Administração Municipal
Na tarde de ontem, terça-feira, dia 14, aconteceu em Ijuí a Assembleia Regional do COREDE NORC (Noroeste Colonial) para definir as propostas que irão para a cédula de votação da Consulta Popular 2016/2017.
O encontro contou com a participação de representantes dos municípios que fazem parte do COREDE NORC. Catuípe foi representado pela prefeita Ivete Maria Kessler Burmann, o vice-prefeito José Luiz Dalsochio, o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Dallepiane, a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), Laura Smaniotto Marasca e pelos delegados eleitos na Assembleia Municipal, Inez Picin e Carlos Laércio Dalla Corte.
Na oportunidade foram eleitas as seguintes propostas:
- Apoio a cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte (Equipamentos), no valor de R$30.000,00.
- Apoio a Agroindústria (Equipamento), no valor de R$30.000,00.
- Redes de Cooperação (com o objetivo fomentar a cooperação entre às micro e pequenas empresas, melhorando a capacidade competitiva e fornecendo suporte técnico às mesmas (A operacionalização ocorre através de convênios com Universidades Regionais), no valor de R$54.000,00. E,
- Qualificação e Financiamento de Hospitais de referência regional acima de 70 leitos (HCI e Bom Pastor estão envolvidos), no valor de R$550.000,00.
A Consulta Popular será nos dias 05,06 e 07 de Julho através de sistema on-line e off-line. Para votar o cidadão deverá ter em mãos o título eleitoral.
A cédula de votação contará com 10 propostas aptas a serem eleitas, porém apenas as 04 mais votadas receberão os recursos. Todas as informações pertinentes a eleição serão divulgadas posteriormente pelos coordenadores da eleição. No entanto, a Administração Municipal destaca a importância da comunidade catuipana votar e defender as propostas elencadas para a Consulta Popular de Catuípe. As demais demandas também são relevantes, mas como terão apoio regional, precisamos dar atenção prioritária para as propostas que venham beneficiar o nosso município. Desde já contamos com a sua participação!
Fonte: Administração Municipal e Poder Legisltivo
No dia 16 de junho, diversas autoridades, entidades representativas e trabalhadores rurais da região ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), realizaram uma manifestação em frente à agência executiva regional do INSS em Ijuí. O Vereador e Presidente João Carlos Dallepiane representou a Câmara de Vereadores de Catuípe, após receber um convite oficial do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Catuípe, Rodinei Filippin da Silva. Os Vereadores da Câmara de Catuípe assinaram também uma moção de apoio ao movimento, o qual foi entregue ao Presidente ao Sindicato e lido na ocasião da manifestação.
O movimento ocorreu também em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. Em todos os locais foi entregue um documento às Gerências Executivas do INSS, que contém a importância da agricultura familiar e de sua aposentadoria para a manutenção das famílias no meio rural. O Presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva disse que “O movimento sindical está mobilizado permanentemente junto aos deputados e senadores trabalhando todas essas questões, em especial no que diz respeito a conscientização e esclarecimento da forma como o agricultor contribui”.
Segundo a Fetag, a categoria é contrária à proposta de reforma da Previdência Social, que prevê a elevação da idade de homens e mulheres do meio rural para 65 anos. Hoje é 55 para a mulher e 60 ao homem, e também protestam contra a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a parada no setor de habitação rural.
No dia 17 de Junho, os Vereadores João Carlos Dallepiane, Joabel Zimmermann e Luiz Fernando Baroni estiveram no Gabinete do Senador Lasier Martins do PDT em Porto Alegre. Na oportunidade foi entregue um Oficio assinado pela Prefeita Ivete Burmann e pelos Vereadores da Bancada, pleiteando uma emenda parlamentar para a ampliação da Escola Municipal Waldomiro Rossetto no Bairro Promorar, para a instalação de uma futura creche. O ex-prefeito de Catuípe, Joelson Baroni (Baroninho), juntamente com o suplente a Senador Cristopher Goulart acompanharam os Vereadores, que agradecem a forma cordial com que foram recebidos, além de deixarem o convite para que o Senador visite o município.
LOCAIS DE VOTAÇÃO:
1) Escolas Estaduais e Municipais
2) Secretaria de Obras
3) Secretaria de Educação
4) Unidade de Saúde – Centro
5) Unidade de Saúde – Neves
6) Câmara Municipal
7) Prefeitura Municipal
8) Sindicato Trabalhadores Rurais
9) Sindicato Rural – Patronal
10) CRAS
11) ACIC
12) Praça da Matriz
Tema “Um gesto de amor”
A Administração Municipal de Catuípe, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) comunica que continua recebendo doações, agora com o objetivo mais específico de arrecadar roupas de inverno, calçados, cobertores e artigos similares, para suprir as necessidades e tornar o inverno mais ameno das famílias e pessoas carentes do nosso município.
As doações podem ser feitas durante o ano todo junto ao Cras, mas é neste período de frio, que a procura por agasalhos mais quentes aumenta. Por isso convidamos você a fazer sua doação que ficará à disposição das pessoas necessitadas, durante todos os dias da semana, junto ao Cras.
Toda a comunidade está convidada a colaborar! Demonstre sua solidariedade e carinho, fazendo a sua doação! Mais informações no Cras, pessoalmente ou pelo telefone 3332-1899
Fonte:http://radioaguasclaras.com.br/index.php?pg=desc_noticia&id=5290
Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.
De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C cronica.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
Hepatite C – Pelo grau de gravidade, a hepatite C merece uma atenção especial. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo.
Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.
Tipos - Cinco são os tipos mais comuns de hepatites virais (A,B,C,D e E) e no caso a hepatite B, já há vacina disponível nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade. Além destes tipos são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G.
- Hepatite A, que tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.
- Hepatite B, o segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
- Hepatite C, tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.
- Hepatite D, causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
- Hepatite E, causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.
- Hepatite F, relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite, segundo a Organização Mundial de Saúde pode ser desconsiderado.
- Hepatite G, o vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões. O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e da Aids (HIV).
A criatividade e o talento tomaram conta do XI Festival Municipal de Teatro de Catuípe ontem, quarta-feira, dia 20 de julho. Crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais do município foram os atores e as atrizes de mais uma edição do evento cultural realizado no salão da Comunidade Católica.
Os espetáculos, divididos nas categorias Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, oportunizaram um espaço para que os alunos pudessem expressar e demonstrar o seu talento, vindo de encontro à valorização das ações desenvolvidas nas escolas, destacando as habilidades dos educadores e a criatividade dos estudantes. É o aprender brincando. Despertando em cada aluno o respeito, a responsabilidade e o comprometimento individual e coletivo, valorizando a cultura local.
Todas as escolas participantes do festival receberam troféu e o professor responsável pela peça teatral, juntamente com os atores e atrizes uma medalha de participação.
Integrando ainda a programação do Festival, que teve sua abertura oficial na noite de terça-feira, 19, aconteceu a entrega da premiação aos alunos que tiveram seus trabalhos escolhidos durante o concursosobre o mosquito Aedes Aegypti, lançado no início do ano letivo, em toda rede municipal de ensino;além da apresentação da peça teatral “Olhai os Lírios do Campo”, do grupo Máschara de Cruz Alta.
Fonte: Prefeitura Municipal
Relatório da OMS lançado no ultimo dia 10 de julho, aponta que cerca de 6 milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro. O documento, chamado “Epidemia Global do Tabaco 2013”, ressalta tendências sobre o uso da substância e avanços com relação ao seu combate pelo planeta. Se o ritmo atual continuar, o número de mortes por cigarro deve subir para 8 milhões de pessoas por ano em 2030, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, à Rádio ONU – instituição à qual a Organização Mundial da Saúde é ligada. O Brasil é citado no relatório como um dos países que mais adotaram medidas para combater o uso do cigarro, ao lado de Panamá, Irã e Turquia. Cerca de 15% da população adulta brasileira consome tabaco.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Fortaleza estão entre as 100 cidades do mundo que atingiram os maiores níveis de sucesso para controlar o uso do fumo, segundo o relatório. Na comparação dos países, 24 adotaram leis que proíbem completamente o uso do tabaco e de derivados. Outros 100 têm leis que impedem ou restringem o fumo de alguma forma. Já 67 outros países pesquisados não têm nenhuma legislação restritiva ao cigarro ou restrições à publicidade que incentiva seu uso.
Qual o horário da votação?
O horário de votação é das 8h às 17h de domingo (2) - horário local. Os eleitores que chegaram ao local de votação até as 17h, mas aguardam na fila, recebem uma senha para poder votar.
Posso votar sem título de eleitor?
Sim, desde o eleitor saiba o local e número da seção, é possível votar apenas com documento de identidade com foto. Quem não se lembra do local de votação pode conferir no site do TSE. Saiba quais são os documentos válidos para votar aqui.
Posso justificar o voto? E se eu não justificar?
No dia da eleição, o eleitor pode comparecer aos locais destinados ao recebimento das justificativas, com o número do título de eleitor e documento de identidade com foto. Quem não justificar, tem até 60 dias para regularizar a situação em qualquer zona eleitoral. Se o eleitor não justificar no prazo, terá que pagar uma multa em qualquer cartório eleitoral.
Quem está viajando, pode justificar após a eleição através da internet. No entanto, tem que comprovar com documentos, por exemplo, uma passagem.
Sem justificar ou sem recolher a multa, o eleitor não poderá obter certidão de quitação eleitoral. E, quem não votar em três turnos consecutivos de eleições, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida, terá seu título de eleitor cancelado.
Posso transferir meu título?
Para as eleições de 2016 não é mais possível. O prazo de transferência do título encerrou no dia 4 de maio.
Posso fazer selfie na urna?
Não é permitido tirar fotos na urna eletrônica. De acordo com a lei nº 9.504, "fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação". Além disso, violação ou tentativa de violação do sigilo de voto tem pena prevista no Código Eleitoral Brasileiro de detenção de até dois anos.
Posso levar uma "cola" na hora de votar? E qual a ordem de votação?
A "cola eleitoral" é permitida para o eleitor lembrar do número dos candidatos na hora de votar. Lembrando que a ordem de votação é: vereador, com cinco números, e prefeito, com dois.
E uma “cola eleitoral” no celular pode?
Não. É proibido entrar na cabine com aparelho de celular ou outros aparelhos eletrônicos.
Posso ser convocado, no dia das eleições, para ser mesário?
Sim. Caso um mesário falte no dia das eleições, o presidente da mesa pode convocar um eleitor que estiver na fila aguardando para votar. Não é permitido recusar, exceto se houver uma justificativa. A pena prevista para recusa é de multa, suspensão com desconto no salário no caso de ser servidor público e, eventualmente, processo pelo crime de desobediência.
Posso manifestar minha preferência por candidato no dia da eleição?
Desde que seja individual e silenciosa, o eleitor pode utilizar camisetas, bandeiras, broches e adesivos do partido. A manifestação não é permitida em forma coletiva, ou com uso de amplificadores de som.
Voto em branco ou nulo vai para algum candidato?
Não. Até 1997, os votos brancos eram distribuídos proporcionalmente entre os candidatos. Atualmente, votos brancos são inválidos, e significam que o eleitor não manifesta preferência por nenhum candidato. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, votos nulos são computados apenas para fins estatísticos.
Eleição com mais de 50% dos votos nulos e brancos é anulada?
Não. O vencedor das eleições é o que tiver a maioria dos votos válidos, ou seja, os votos brancos e nulos são excluídos.
Como funciona o coeficiente eleitoral?
O coeficiente eleitoral é calculado a partir da soma de todos os votos válidos – excluídos brancos e nulos – dividido pelo número de cadeiras a serem preenchidas na Câmara de Vereadores. No caso de Porto Alegre, considerando 1 milhão de votos válidos, para as 36 vagas para a câmara, o cálculo é o seguinte:
- 1 milhão/36 = 27,7 mil. Ou seja, a cada 27 mil votos, o partido tem direito a uma cadeira, que será preenchida pelo candidato de maior preferência entre os eleitores.
Posso pegar carona com candidato até o colégio eleitoral ou é crime?
No dia da eleição, é proibida a oferta de caronas por candidatos, bem como distribuição de brindes e outros presentes.
Que horas vamos saber o resultado das eleições?
O resultado vai depender de cada município. Em geral, os resultados são conhecidos durante a noite do próprio domingo (2).
Posso levar meu animal de estimação na eleição?
Segundo a Central de Atendimento ao Cidadão, desde que não cause problemas ou esteja identificado com algum partido, o animal pode ser levado.
Com qual roupa devo votar?
Deve prevalecer o bom senso, não existe restrição quanto ao uso de bermudas ou camisetas regatas.
Posso votar acompanhado?
Não é permitido acompanhar o eleitor no momento da votação. A exceção é para pessoas com problemas de locomoção que necessitam de auxílio. A companhia de filhos, por exemplo, não é permitida.
Quando começa a campanha para o segundo turno:
Para cidades onde existe segundo turno, a campanha reinicia 48 horas após o resultado do primeiro. A tendência é que comece na terça-feira (4).
O que é permitido:
No dia da eleição, é permitida a manifestação silenciosa e individual. Ou seja, o eleitor pode votar utilizando camisetas, bandeiras e adesivos. A distribuição de material, carreatas e passeatas é permitida até as 22h de sábado. Já a divulgação de material em jornais só pode ser realizada até o dia 30.
O que não pode:
Boca de urna é considerada crime eleitoral e deve ser denunciada para a Brigada Militar, no dia da eleição. Os candidatos também não podem oferecer brindes ou caronas.
Como denunciar:
No dia da eleição, irregularidades devem ser denunciadas à Brigada Militar, que está capacitada para encaminhar os suspeitos ao Fórum.
Segurança das Urnas:
O TRE reafirma que as urnas eletrônicas são completamente seguras e invioláveis. Diversas auditorias são realizadas, entre elas a votação paralela. No domingo, representantes de partidos e entidades civis preenchem cédulas com os candidatos disponíveis. As cédulas serão colocadas em urnas de lona lacradas, e os votos também são computados em urna eletrônica. Depois, os votos serão comparados e devem apresentar o mesmo resultado.
Fonte: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/guia-do-eleitor-tire-duvidas-sobre-a-votacao-deste-domingo-177982.html
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Você está convidado a participar da XIV Feira Municipal do Livro de Catuípe entre os dias 25 e 27 deste mês, tendo por local o Salão Paroquial da Igreja Matriz. A promoção é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Escolas municipais e estaduais, Comissão Organizadora e Conselho da Cultura, com patrocínio do Banrisul.
Neste 16 de outubro comemoramos alegremente mais um ano de história para nossa querida cidade. Cumprimentamos todos os cidadãos e cidadãs que habitam essa cidade acolhedora, de pessoas de bem.
PARABÉNS CATUÍPE!!!
.
Nos dias 09 e 10 de novembro, a Prefeita Ivete Burmann, juntamente com o Vereador e Presidente da Câmara João Carlos Dallepiane, o Deputado Estadual Eduardo Loureiro, o Secretário de Obras Públicas, Saneamento e Habitação Gerson Burmann, o presidente da ACIC Marcelo de Souza, o prefeito eleito Joelson Antônio Baroni, Odila Motta da MK Produções Culturais, Lucas Vieira e Edson Kublik da ACIC cumpriram agenda em Porto Alegre, a fim de divulgar e buscar apoio para a realização da 12ª FEICAT, além de outros assuntos. Dentre as instituições visitadas estão o Banrisul, o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento), Banco do Brasil, Sulgás e Corsan.
Na quinta-feira, dia 10, foram recebidos na Casa Civil, pelo subchefe jurídico adjunto Diego Pacheco. O grupo aproveitou a oportunidade para divulgar a realização da FEICAT no próximo ano e também tratar das atividades de comemoração dos 55 anos da cidade. Acompanharam a audiência Karine Morais dos Santos, da Secretaria de Comunicação do Estado, e Ivo Paravisi, assessor do deputado estadual Eduardo Loureiro.
Aconteceu na manhã da quinta-feira (15), às 10h, a cerimônia de diplomação dos vereadores, vice-prefeito e prefeito eleito em Catuípe, Ajuricaba e Nova Ramada, que fazem parte da 23ª zona eleitoral. A solenidade foi realizada no auditório do Fórum de Ijuí.
Com a diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Na ocasião, ocorre a entrega dos diplomas assinados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
Dia 1º de janeiro de 2017, está programado para ocorrer a posse dos eleitos, no Clube Comercial, ás 17hs.
Imagens: Rádio Águas Claras
A Câmara Municipal realizou sua última sessão ordinária da Legislatura 2013/2016 na última terça-feira, dia 13. Neste período da Legislatura de 04 anos, foram realizadas 115 sessões, e no ano de 2016, 26 sessões. Na oportunidade alguns Vereadores aproveitaram para despedir-se de seus mandatos, enquanto outros continuam a exercer suas atividades na próxima Legislatura. Em 2017, após a posse que ocorrerá no dia 01/01/2017, os Vereadores eleitos, terão sessão já no dia 03/01/2017 ás 18:30hs na Câmara Municipal.
No dia 01/01/2017 ás 17hs no Clube Comercial foram empossados os 09 vereadores eleitos, Prefeito e vice-prefeito da Terra das Águas Minerais
Joelson Baroni toma posse para o 3º mandato como prefeito de Catuípe
O novo prefeito disse que a responsabilidade de cada político é muito grande, principalmente no atual momento de crise política do país. "Vamos agir com equilíbrio, firmeza e, sobretudo, com coragem para tomar todas as decisões necessárias para fazer aquilo que a nossa cidade tanto almeja e necessita", destacou.
Na cerimônia de posse dos vereadores eleitos, os mesmos fizeram juramento e posteriormente realizaram eleição da mesa diretora para 2017. O vereador Luiz Baroni foi eleito novo presidente, tendo sua chapa 05 votos favoráveis.. Desta forma, Luiz Fernando, já Presidente, conduziu a sessão de posse do prefeito Baroninho e do vice Militz.
A cerimonia que contou com a transmissão da Rádio Águas Claras, terminou as 18h30hs. Posteriormente aconteceu na Prefeitura Municipal a transmissão de cargo pela ex-prefeita Ivete Burmann ao seu sucessor Joelson Antônio Baroni.
O Vereador Luiz Fernando Baroni (PDT), foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Catuípe na Sessão de Posse realizada no dia 01/01/2017,
Os demais membros da Mesa Diretora são:
Rodolfo A. Burmann (PT): Vice-Presidente
João Carlos Dallepiane (PDT): Secretário
Joel dos Santos (PDT): Suplente de Secretário
No dia 07 de fevereiro, os Vereadores Luiz Fernando Baroni e João Carlos Dallepiane estiveram participando de um evento organizado pela FETAG/RS junto ao Centro de Formação do Sindicato de Ijuí. Na oportunidade foram explanadas todas as consequências negativas que a aprovação da PEC 287/2016 poderá trazer para todos os agricultores familiares rurais e também trabalhadores urbanos. A PEC prevê alterações na idade da aposentadoria, na possibilidade de acumular aposentadoria e pensão por morte, forma de contribuição, em outras modificações. Dentre os vários Vereadores e Prefeitos presentes no evento, a grande maioria se comprometeu em contatar e solicitar aos seus Deputados Federais e Senadores para que votem contra a PEC 287. O Presidente da Câmara Luiz Fernando Baroni, em seu pronunciamento colocou que esta mobilização deve envolver todos os partidos políticos em prol de lutar pelos direitos de toda a comunidade. Sugeriu ainda aos organizadores do evento que enviassem um comunicado do evento a Câmara e ao Senado Federal, constando a relação de todas as autoridades e entidades envolvidas no evento, para demonstrar a movimentação de todos contra a reforma da Previdência. Diversos eventos locais e regionais estarão acontecendo nos próximos dias a fim de mobilizar a população contra a PEC 287, toda a comunidade está convidada a participar para o 7º Grito de Alerta Missões, que ocorrerá no dia 23 de fevereiro de 2017, a partir das 9hs, em Santa Rosa/RS.
COMUNICADO
O Cartório Eleitoral de Ijuí comunica que será realizada a REVISÃO DO ELEITORADO do Município de Catuípe, a partir do dia 06/03/2017 com encerramento no dia 30/08/2017. Ficam convocados todos os eleitores a comparecerem, pessoalmente, no Cartório Eleitoral, na Rua Tiradentes 668, sala 01, próximo ao Fórum e diagonal ao Ministério Público, em frente à Justiça do Trabalho, no Centro de Ijuí, a fim de proceder a revisão de sua inscrição eleitoral, comprovando seu domicílio.
O comparecimento é obrigatório a todos os eleitores do Município, inclusive para aqueles acima de 70 anos, caso contrário implicará no cancelamento da sua inscrição.
O eleitor deverá apresentar:
I – documento original que comprove a sua identidade (carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho);
II – CPF;
III – título eleitoral;
IV – comprovante de residência no nome.
Lembramos que a partir de 1º de março de 2017, o Cartório atende de segunda a sexta-feira, no horário das 12 às 19 horas. O recadastramento encerra dia 30/08/2017 e não haverá prorrogação de prazo.
Maiores informações na 23ª Zona Eleitoral
Rua Tiradentes 668, sala 1 – Ijuí RS
Telefone (55) 3332 9811
O Vereador e Presidente da Câmara Luiz Fernando Baroni, esteve participando nos últimos dias de eventos da Secretaria Municipal de Educação. No dia 16 de Fevereiro, o Presidente esteve prestigiando a abertura do ano letivo das Escolas Municipais, no qual também participou de evento de formação da SMEC, e no dia 17 de Fevereiro esteve presente na abertura do ano letivo da Escola Ulisses Salazar. Em seus pronunciamentos, o Presidente colocou a importância do papel do professor e das escolas municipais junto a formação dos estudantes do município.
O 7º Grito de Alerta, contra a PEC 287, medida que prevê a reforma da previdência, reuniu cerca de 11 mil agricultores, sindicalistas, autoridades políticas, e população em geral, no dia 23 de fevereiro em Santa Rosa. O evento que ocorreria em maio, foi antecipado, visto ao cenário posto sobre a Reforma da Previdência, que atinge diretamente a Agricultura Familiar. De acordo com o Presidente da Câmara, Luiz Fernando Baroni, “este é um momento de preocupação, pois os agricultores familiares e também os trabalhadores urbanos estão prestes a perder direitos conquistados com a Constituição Federal”. Baroni afirma que é fundamental que a sociedade desperte e se dê conta das consequências negativas que a PEC 287 pode ocasionar. Com faixas, bandeiras e cartazes, manifestantes de vários municípios da região, se reuniram na Praça da República, de onde também partiu uma caminhada nas avenidas da cidade.
O evento organizado pela FETAG/RS, com o tema “Acorda Trabalhador”, se referiu as mudanças propostas pela PEC. Representando a Câmara de Catuípe estiveram presentes no evento os Vereadores Luiz Fernando Baroni, Rodolfo Burmann, Dejair Leo Fritz, Janete Benetti, Pedro Itamar de Souza, Joel dos Santos, João Carlos Dallepiane, o suplente de Vereador Cezar Dallacorte e o Vice-Prefeito Gladimir Militz Wey. Vários Deputados Federais se fizeram presentes, entre eles, Pompeo de Mattos (PDT), Elvino Bohn Gass (PT), Heitor Schuch (PSB) e Jeferson Fernandes (PT). Luiz Fernando Baroni citou ainda, que isso demonstra a união de vários partidos para defender os direitos do povo, bem como a Câmara Municipal foi representada por todos os partidos que possuem bancada no Legislativo.
No dia 07 de março, logo após o término da Sessão Legislativa, os Vereadores reuniram-se com os integrantes do Conselho Municipal Agropecuário. O Poder Executivo esteve representando pelo vice-prefeito Gladimir Militz Wey e pelo Coordenador da Secretária da Agricultura Wilson Ribeiro da Silveira. Através de seu Presidente, Emerson Walter, o Conselho solicitou o apoio do Legislativo nas atividades desenvolvidas, além de tratar assuntos referentes a segurança das propriedades do interior, alargamento das estradas principais e o melhoramento das vicinais, construção de pontes de concreto, busca de verbas parlamentares para a agricultura e formas de investimento na Bacia Leiteira, visto a importância do leite para as pequenas propriedades rurais, dentre outros assuntos. O representante do Conselho também falou do quanto já vem sendo feito pela Administração Municipal em benefício do setor, e que busca através do Legislativo unir esforços em busca de outras melhorias e desenvolvimento.
Saiba mais sobre o Legislativo Municipal
No dia 28/04, a Câmara participou da Mobilização organizada pela FETAG juntamente com o Sindicato Rural. O manifesto público denominado de Dia "D" de Luta, ocorreu em Ijuí, na Praça da República. Neste evento a Câmara foi representada pelo Vereador João Carlos Dallepiane, sendo que os demais Vereadores estiveram durante toda a semana se fazendo presente em diversas atividades ligadas as Reformas Trabalhista e Previdenciária. O Poder Executivo foi representando pelo Vice-Prefeito Gladimir Militz Wey.
O juiz da 23ª zona eleitoral Eduardo Giovelli e o chefe do cartório eleitoral Valdecir Vanderlei da Cunha estiveram no dia 02/05 na Câmara de Vereadores de Catuípe falando aos vereadores sobre a importância da revisão biométrica que está em andamento junto ao cartório eleitoral com sede Ijuí. O juiz eleitoral destacou as consequências do não comparecimento ao cadastramento biométrico, como o impedimento de tirar passaportes, tomar posse em concursos públicos e solicitar empréstimos em bancos. “Estamos buscando divulgar o cadastramento biométrico ao máximo através das redes sociais,radio e agentes mobilizadores para que as informações alcancem o maior número de eleitores possíveis.” explica o juiz eleitoral.
DECRETO N.º. 12/2017
FIXA O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE CATUÍPE PARA O ANO DE 2017, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
MÊS DE JANEIRO:
XX Rodeio Crioulo;
MÊS DE FEVEREIRO:
MÊS DE MARÇO:
MÊS DE ABRIL
MÊS DE MAIO
MÊS DE JUNHO
MÊS DE JULHO
MÊS DE AGOSTO
MÊS SETEMBRO
MÊS OUTUBRO
MÊS DE NOVEMBRO
MÊS DE DEZEMBRO
O Cartório Eleitoral informa que o Cartório Eleitoral de Ijuí estará prestando atendimento à comunidade catuipana. Não será possível atender todos os eleitores, devido a necessidade de coleta de foto e de impressões digitais. Portanto, o objetivo é atender principalmente idosos, portadores de deficiência física e pessoas com dificuldade de locomoção até o Cartório de Ijuí. A estimativa é que sejam atendidos cerca de 500 eleitores durante todo o período de atendimento.
Semanas de atendimento:
- De 22/05 a 26/05 - 25 senhas por dia
- De 05/06 a 09/06 - 25 senhas por dia
- De 19/06 a 23/06 - 25 senhas por dia
- De 03/07 a 07/07 - 25 senhas por dia
- De 17/07 a 21/07 - 25 senhas por dia
- De 07/08 a 10/08 - 25 senhas por dia
As senhas serão distribuídas nos dias de atendimento ás 12hs na Câmara Municipal
Local de atendimento: Câmara Municipal de Vereadores
Horário de atendimento: das 13hs ás 17hs
Documentos necessários para atendimento (originais):
Dúvidas e maiores informações entrar em contato com a Câmara Municipal ou com o Cartório Eleitoral de Ijuí.
O prefeito de Catuípe, Joelson Baroni realizou na manhã de segunda-feira, 15 de maio, ás 8hs, o ato de transmissão do cargo para o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Fernando Baroni, que assumirá os trabalhos até sexta, 19 de maio. Durante esse período, o prefeito Baroninho estará participando juntamente com o vice prefeito Gladimir Militz da 20º Marcha dos prefeito que acontece em Brasília. Desta forma, o Vereador Rodolfo Antonio Burmann assume a Presidência da Câmara Municipal neste mesmo período.
Nos dias 28 e 29 de junho, os Vereadores Luiz Fernando Baroni e João Carlos Dallepiane, juntamente com o Prefeito Municipal Joelson Baroni e o Deputado Estadual Eduardo Loureiro, estiveram reunidos com o Secretário dos Transportes do Estado, Pedro Westphalen. A pavimentação no entorno de Catuípe, entre as rodovias RS-218 e ERS-342, motivou a reunião. A obra de aproximadamente 3Km, além de desafogar o pesado trânsito de veículos no centro da cidade, também vai melhorar a logística de infraestrutura na região, facilitando o escoamento da produção e o acesso ao Aeroporto Regional de Santo Ângelo e a Universidade Regional Integrada (URI).
Aproveitando a oportunidade os Vereadores também estiveram reunidos com o Sr. Teonas Baumhardt, Coordenador da Consulta Popular, tratando dos recursos em atraso referente aos processos anteriores da Consulta. Também estiveram tratando, juntamente com o Prefeito Municipal, a respeito do convênio da Mata Atlântica, uma iniciativa muito importante, visto que as pessoas que desejam requerer um licenciamento ambiental teriam que se deslocar até Santa Rosa. O objetivo é que o município de Catuípe possa conceder estas licenças através do órgão competente. No dia 29, quinta-feira, o Prefeito e os Vereadores participaram de solenidade no Palácio Piratini, onde ocorreu o repasse para os municípios em situação de emergência. O município de Catuipe foi contemplado com 295 mil reais para a área da saúde.
A 23ª Zona Eleitoral que atende o município de Catuípe, informou que foram atendidos 1.457 eleitores nas dependências da Câmara Municipal. O atendimento que ocorreu de forma intercalada, teve início na semana do dia 22/05 e se estendeu até a última sexta-feira, dia 04/08. O número de eleitores atendidos foi satisfatório e foi bem além da expectativa inicial que era em torno de 500 eleitores. O público foi composto em sua maioria por idosos, deficientes e pessoas com dificuldade de acesso ao Cartório. Foram realizados os procedimentos de alistamento eleitoral (1º título), transferência, troca de seção, emissão de 2ª via, além do recadastramento biométrico para todos os eleitores atendidos. A Câmara Municipal cedeu duas servidoras para auxiliar a Justiça Eleitoral, o que ajudou a propiciar um número maior de atendimentos.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Ijuí, Valdecir Cunha, o procedimento da revisão biométrica se estenderá até o dia 30/08, porém somente no Cartório Eleitoral de Ijuí. O recadastramento é obrigatório, inclusive para eleitores que tem voto facultativo e já possuem título. Quem não comparecer terá o título cancelado. Ao se deslocar até o Cartório para realizar a revisão é necessário portar os seguintes documentos: RG, CPF, título eleitoral e comprovante de residência. Ainda restam em torno de 1.400 eleitores realizarem a revisão biométrica.
O Cartório de Ijuí fica localizado na Rua Tiradentes, 668 - Sala 1 (em diagonal com o Fórum). O telefone para contato é (55) 3332-9811 e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 12hs ás 19hs.
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão divulgou na manhã desta segunda-feira (7) o resultado da Consulta Popular 2017-2018, com um aumento de mais de 74% no número de eleitores participantes. Desde que a votação se tornou totalmente eletrônica, com três opções votação: online, aplicativo para smartphones e SMS, esse foi o maior número de participação popular, garantindo mais agilidade e uma votação mais segura. Em Catuípe foram 1.432 votos durante os três dias de votação, que ocorreu entre terça (1º) e quinta-feira (3),
O processo eleitoral começou no mês de maio quando, em assembleias organizadas em mais de 220 cidades, foram definidos entre 6 a 10 programas para constarem na cédula de cada uma das 28 regiões do estado. O eleitor escolhe um desses programas e entre três a cinco dos mais votados são eleitos por região.
Poder de decisão
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor – de R$ 60 milhões em 2017 – que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como a quantidade de habitantes e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
Total de votos
Site da Consulta Popular – 507.767
Aplicativos – 196.460
SMS – 1.608
Veja aqui o resultado final da sua região e aqui o ranking de classificação dos Coredes.
No dia 17 de agosto, o Corede Norc realizou assembleia para homologação dos resultados da Consulta Popular 2017/2018. Confira abaixo como ficou a distribuição dos recursos após a referida assembleia. Catuípe receberá um total de R$ 130.748,87 distribuídos em 3 áreas: saúde, educação e agricultura, sendo R$ 80.596,28 para auxiliar na aquisição de uma ambulância.
O COMUDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento) DE CATUÍPE DESDE JÁ AGRADECE A COMUNIDADE CATUIPANA QUE VOTOU PARA QUE O MUNICÍPIO RECEBESSE OS RECURSOS. DA MESMA FORMA AGRADECE AOS SERVIDORES QUE ESTIVERAM TRABALHANDO EM TODAS AS ETAPAS DA CONSULTA. .
1 - Segurança Pública - Aparelhamento dos órgãos de Segurança Pública: R$ 464.571,44
a) Uma viatura SUV para Brigada Militar de Panambi: R$ 110.000,00
b) Uma viatura Pickup para Brigada Militar de Ijui: R$ 160.000,00
c) Uma viatura SUV para o Corpo de Bombeiros de Ijui: R$ 110.000,00
d) Uma viatura Leve para a SUSEPE: R$ 80.000,00
e) Um notebook para o Instituto Geral de Perícias de Ijui: R$ 4.571,44
2 - Saúde: Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS: R$ 387.142,86
a) Hospital Bom Pastor Ijui: R$ 170.342,86
b) Hospital de Ajuricaba: R$ 108.400,00
c) Hospital de Condor: R$ 108.400,00
3 - SAÚDE: Saúde da família - Aquisição de veículos: R$ 232.285,71
a) Bozano: R$ 93.467,63
b) Catuípe: R$ 80.596,28
c) Panambi: R$ 58.221,80
4 - EDUCAÇÃO: Aquisição, atualização e manutenção de equipamentos e softwares de informática para os laboratórios das escolas públicas de educação básica do Noroeste Colonial: R$ 232.285,71
a) Todos os municípios foram contemplados com R$ 21.116,88
5 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Fortalecimento da agricultura familiar: R$ 232.285,71
a) Os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Catuípe, Coronel Barros, Ijui, Joia, Nova Ramada e Panambi receberão cada um R$ 29.035,71, através de convênio com o município.
No dia 22 de agosto, após o término da Sessão Legislativa da Câmara Municipal, os Vereadores estiveram reunidos com representantes da patronagem do CTG Rancho Nativo, de Colônia das Almas. Na oportunidade, os Vereadores receberam um pedido de apoio financeiro para o CTG, que atualmente encontra-se com suas atividades paralisadas por falta de verbas para manutenção de suas funções tradicionalistas. Conforme colocado pelos representantes, várias reformas são necessárias, como por exemplo: churrasqueira, recuperação da cobertura, banheiros e adequação ao Corpo de Bombeiros.
O CTG Rancho Nativo foi fundado em 15 de julho de 1981, tendo sua sede inaugurada em maio de 1982. A patronagem e seus associados empenharam-se na luta pela conquista de espaços no tradicionalismo da terceira região, tendo exercido diversas participações em invernadas, rodeios, concursos de rédeas, tiro de laço, concurso de gaita, dentre outras atividades. Um marco histórico e preservado até hoje são as comemorações da Semana Farroupilha onde ocorre o desfile dos cavalarianos com participação regional e concurso de prendas das categorias juvenil, mirim e infantil que representam a entidade.
Ainda conforme colocado pelos representantes do CTG, as mudanças ocorridas na economia e na agricultura afetaram o quadro social, o que fez com que muitos sócios deixassem de colaborar com a entidade, por isso se fez necessário este pedido de ajuda financeira, com o propósito de reativar o funcionamento do CTG.
O Presidente da Câmara, Luiz Fernando Baroni e os demais Vereadores apoiaram a ideia e irão intervir junto aos órgãos estaduais e federais, assim como aos respectivos Deputados que tem vínculo político com o município de Catuípe com o propósito de conseguir um aporte financeiro para a entidade tradicionalista.
Durante a sessão plenária do dia 12 de setembro, a Sra. Eva Ferrazza, representante do Cpers, ocupou a tribuna da Câmara Municipal, onde explicou as razões das manifestações dos professores estaduais e expôs a indignação da categoria em virtude do atraso do pagamento dos salários pelo Governo Estadual.
A categoria está sendo afetada por mais um parcelamento de salários feito pelo Governo, situação que vem se repetindo e que neste último mês chegou a sua situação mais grave, causando inúmeros prejuízos para os servidores e suas famílias.
Para o Presidente da Câmara, Luiz Fernando Baroni, “é de extrema importância que neste cenário que encontra-se a educação, que esta Casa Legislativa esteja de portas abertas para receber os professores. Consideramos justa a manifestação do magistério como forma de pressionar o Governo Estadual para o recebimento de seus salários em dia”.
A representante do Cpers encerrou seu pronunciamento pedindo apoio dos Vereadores e da população para o magistério e demais servidores estaduais: “Pedimos o apoio de todos nesta luta dos professores e esperamos a devida compreensão da sociedade neste momento de dificuldades da classe”, disse.
Na sessão ordinária do dia 05 de setembro, a Câmara Municipal aprovou a Resolução Nº 02/2017 - REGULAMENTA A TRANSMISSÃO DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CATUÍPE. Dentre outras providências, a Resolução prevê a transmissão do pequeno expediente da primeira e da segunda sessão ordinária mensal da Câmara Municipal de Catuípe, visto que anteriormente apenas a primeira sessão mensal era transmitida. A Resolução determina que as transmissões através das emissoras de rádio devem ocorrer na quarta-feira imediatamente seguinte a realização da sessão, no mesmo horário, ás 10 (dez) horas da manhã.
A Resolução já entrou em vigor e atualmente as reuniões da Câmara Municipal de Catuípe estão sendo transmitidas pela Rádio Águas Claras e pela Rádio Liberdade FM de Catuípe.
Segundo o Presidente da Câmara, Luiz Fernando Baroni, esta alteração nas transmissões faz com que a comunidade possa acompanhar ainda mais o trabalho do Legislativo, que está sempre buscando a transparência de seus trabalhos e aperfeiçoar a sua forma de comunicação com a comunidade.
Recentemente a Câmara aprovou a Resolução 03/2017 que dispõe sobre a execução dos hinos nas Sessões do Legislativo. O Art.1º da Resolução prevê a obrigatoriedade de entoar os hinos nas sessões ordinárias e solenes, sendo que na primeira sessão mensal ouvir-se-á o Hino Nacional; na segunda sessão mensal o Hino Riograndense e na terceira sessão mensal o Hino de Catuípe.
De acordo com o Presidente, Luiz Fernando Baroni, o objetivo é contribuir para a valorização e incentivar o respeito a estes símbolos de cidadania. Sobre entoar o hino de Catuípe, Luiz Baroni colocou que “É muito importante que nós legisladores sejamos exemplo de civismo e orgulho do nosso município”, concluiu o presidente.
A Câmara Municipal de Catuípe está decorada para manifestar apoio ao Outubro Rosa, movimento mundialmente reconhecido pelas realizações mais ostensivas de ações para a concretização e prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e órgãos públicos.
A Câmara de Vereadores manifesta solidariedade à campanha para conscientizar dos riscos do câncer de mama e de colo de útero, sendo a prevenção o melhor caminho.
Atenção comunidade catuipana!
Vamos ajudar a proteger nosso município identificando pessoas ou veículos circulando com atitude suspeita. Entre em contato com a Brigada Militar pelo telefone 190 ou 3336-1324 e Polícia Civil pelo telefone 3336-1285 para auxiliar na identificação.
SEGURANÇA PÚBLICA, COMPROMISSO DE TODOS!
No último dia 20, a C.Vale, segunda maior cooperativa agroindustrial do país, inaugurou o maior abatedouro de peixes do Brasil em Palotina no Paraná. Construída em apenas nove meses, a nova indústria vai abater inicialmente 75 mil tilápias por dia, mas com capacidade para dobrar a produção imediatamente. Ao todo, R$ 110 milhões foram investidos na obra que gerou 450 empregos diretos. Os produtores da região aguardavam ansiosos pela inauguração do frigorífico da C.Vale visto que já atuavam, no mercado e levavam muitos “calotes”. Na cooperativa os produtores terão a certeza de compra e venda. O objetivo da Cooperativa é garantir segurança para os produtores, trabalhando da mesma maneira que trabalha em outras áreas, como o frango, que neste mês completa 20 anos de atividade dentro da C.Vale. Na oportunidade, além do Vereador João Carlos Dallepiane, também participaram do evento o Presidente da ACIC Marcelo de Souza, o vice-prefeito Gladimir Militz Wey e o representante local da C.Vale, Jones.
O Vereador João Carlos Dallepiane (PDT), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Catuípe, na Sessão Legislativa do dia 12/12/2017. O Vereador assumirá oficialmente a função a partir de 01/01/2018. O Vereador Luiz Fernando Baroni, continua na Presidência da Câmara até o dia 31/12/2017. Os demais membros da Mesa Diretora são:
Joel dos Santos (PDT): Vice-Presidente
Rodolfo A. Burmann (PT): Secretário
Luiz Fernando Baroni (PDT): Suplente de Secretário
De acordo com o Vereador João Carlos Dallepiane, o objetivo principal para o ano de 2018 é dar continuidade ao trabalho que vem já sendo feito, de tornar o Legislativo ainda mais próximo da comunidade e demonstrar com transparência a realização de suas atividades.
Perto do encerramento de seu período como Presidente do Legislativo, o Vereador Luiz Baroni, avaliou o ano de 2017 como sendo de muito trabalho e empenho em busca de atender as diversas demandas da comunidade catuipana e que este trabalho será continuado pelo Vereador João Carlos Dallepiane.
Lançado nesta sexta-feira (22), o edital do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Catuípe. As inscrições via Internet poderão ser realizadas a partir das 9h (horário de Brasília) do dia 22 de dezembro de 2017 até as 18h (horário de Brasília) do dia 19 de janeiro de 2018, pelo site www.objetivas.com.br.
A taxa de inscrição varia de R$ 36,77 a R$ 88,16, dependendo o cargo escolhido. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento, até o dia 22 de janeiro de 2018.
A Prova Objetiva, para todos os cargos, tem data prevista para 25/02/2018, em local e horário a serem divulgados.
As vagas disponíveis são: Monitor, Agente Administrativo, Fiscal Sanitário, Médico, Motorista Especial, Operador de Máquinas, Técnico em Enfermagem e Tesoureiro.
O Edital encontra-se na íntegra nos sites www.catuipe.rs.gov.br, www.objetivas.com.br e no Painel de Publicações da Prefeitura Municipal de Catuípe.
Na última sexta-feira, 02/03, o Presidente João Carlos Dallepiane, acompanhado do Sr. Alcindo Bortolini, Sr. Carlos Trevizan (Presidente do Sindicato Patronal de Catuípe) e Sr. Luis Visioli, participou de importante reunião com a Farsul, com a presença de seu Presidente Gedeão Pereira, além de representantes do SENAR, Casa Rural e Regional de Cruz Alta com os demais Sindicatos Patronais da Regional, num total de 14 Sindicatos, incluindo o de Catuípe. O local do encontro foi o Sindicato Rural de Cruz Alta.
O presidente da Farsul mostrou o trabalho realizado pela instituição, através da diretoria e seus conselheiros e também apresentou o plano de trabalho que vem sendo feito em beneficio dos trabalhadores.
Na oportunidade o Vereador João Carlos Dallepiane levantou um questionamento a respeito da cultura do trigo, que vem sendo pouco valorizada em nossa região, principalmente no que se refere ao preço praticado em relação ao produto. Ao ser questionado, o Presidente da Farsul, explicou que o Sr. Hamilton Jardim, atual Presidente da Comissão do Trigo da Farsul e também Presidente do Sindicato de Palmeira das Missões, vem buscado melhorias para o cultivo do trigo, mas que precisa de mais apoio para avançar em busca de benefícios, no que o Presidente da Farsul comprometeu-se em aumentar a comissão representativa.
Na noite de 14/03, aconteceu importante reunião junto ao Sindicato Patronal, convocada pelo Presidente do Conselho de Agricultura, Sr. Emerson Walter, a fim de debater sobre uma campanha de arrecadação de valores para aquisição de uma viatura destinada a patrulha rural da Policia Militar de Catuípe. A Câmara de Vereadores esteve representada pelo Presidente da casa Vereador João Carlos Dallepiane e pelo Vereador Dejair Léo Fritz. Também esteve presente o chefe do poder executivo municipal Joelson Baroni, o presidente do Sindicato Patronal Carlos Trevisan, comandante regional da Policia Militar Major Edilson Della Flora Goes, comandante local da Policia Militar Sargento Schmidt, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, além de diversas lideranças do meio rural.
Câmara Municipal de Vereadores lembra a importância da preservação da água no Dia Mundial da Água, sendo este recurso um dos principais elementos da natureza. Não podemos viver sem ela. Neste Dia Mundial da Água precisamos nos conscientizar de usar este importante recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte. Economizar água é uma medida inteligente, econômica e vital para nossa espécie e para o planeta em geral.
O Dia das Mães é comemorado em todo o mundo, variando apenas o dia da comemoração e a cultura de cada povo. No Brasil, esta data tão especial, foi celebrada pela primeira vez em 1918, pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, e em 1938, o presidente Getúlio Vargas tornou a data oficial. E nesta quarta-feira dia 9 de maio, o município de Catuípe integrou-se as festividades mundiais e nacionais Celebrando O Dia Das Mães.
O evento ocorreu nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz da Cidade e foi realizado pela Administração Municipal juntamente com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Os Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Catuípe, Sr. Joabel Zimmermann e Sr. Luiz Fernando Baroni, bem como o Presidente, Sr. João Carlos Dallepiane, prestigiaram as festividades de comemoração ao Dia das Mães.
O encontro contou com palestras, desfile de modas e diversas atividades. Participaram da solenidade aproximadamente 1100 pessoas, e o clima era de alegria e cordialidade. O Buffet servido surpreendeu, tanto no sabor quanto na diversidade de pratos e saladas, e pode se observar a dedicação de quem o preparou.
Seja a comemoração em qualquer dia do ano, as nossas mães são pessoas importantes que devem estar sempre em primeiro plano para a realização de uma sincera homenagem.
A todas as Mães nosso Carinho.
Nesta quinta-feira, dia 17 de maio de 2018, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catuípe, Sr. João Carlos Dallepiane, participou em apoio aos agricultores, do 8º Grito de Alerta Missões, realizado na cidade de Santo Ângelo/RS. O tema deste ano: “Brasil – que país é esse?” chamou a atenção para a realidade do país, e renova as esperanças para um futuro melhor, tendo como foco: “O país que temos e o país que podemos”.
Estiveram participando do evento aproximadamente 7.000 pessoas, superando as expectativas de público.
O 8° Grito de Alerta Missões foi promovido pelas regionais sindicais Missões I, Santa Rosa, Missões II, Três Passos e Ijuí e conta com o apoio da Fetag/RS e Fetar/RS.
Em 31 de maio de 2018, o Poder Legislativo Municipal de Catuípe, esteve reunido em Sessão Extraordinária, em razão do Projeto de Lei apresentado pelo Poder Executivo. O Projeto de Lei N° 16/2018, Autoriza o Poder Executivo a repassar recursos financeiros à Associação Comercial e Industrial de Catuípe - ACIC, com vistas à realização da Xll FEICAT. O Projeto foi aprovado por unanimidade.
No dia 6 de junho de 2018 o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catuípe, Sr. João Carlos Dallepiane, juntamente com o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Catuípe, Sr. Joabel Zimmermann, participaram, na cidade de Ijuí, da Assembleia Regional Ampliada do Processo da Consulta Popular 2018 – 2019, com o objetivo de pleitear as propostas eleitas para o Município de Catuípe, na última reunião do COMUDE, a qual ocorreu no mês de maio.
As propostas definidas na última Assembleia Pública Municipal foram:
No evento também estavam presentes os delegados eleitos na última Assembleia do COMUDE: Carlos Laercio Dalla Corte, Paulo Roberto de Almeida e Vanessa Zambon.
O Prefeito Municipal de Catuípe, Joelson Antônio Baroni, fez a transmissão de seu cargo ao Presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Dallepiane, que permanecerá como chefe do executivo, devido ao afastamento do prefeito para tratamento de saúde.
A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença dos secretários de governo e assessores.
O Prefeito Baroni, destacou a importância de todos que prestigiaram a cerimônia. “Temos no serviço público do nosso município muita gente comprometida, esse é o real motivo pela qual a administração está andando muito bem, apesar da situação econômica vivida pela maioria das prefeituras no nosso país”, afirmou.
João Dallepiane por sua vez agradeceu a oportunidade salientando a satisfação de poder assumir como prefeito. “Vou dar continuidade neste excelente trabalho que o Prefeito Baroni está fazendo, juntamente com os secretários e suas equipes, funcionários e vereadores que nos dão apoio e suporte nesta caminhada”, destacou Dallepiane.
A cidade de Catuípe viveu um momento importante e de harmonia política nesta manhã de terça-feira (12). Em cerimônia realizada na Sede da Câmara de Vereadores, o Vice-Presidente Senhor Joel dos Santos, assumiu a Presidência do Legislativo Municipal, em substituição ao Presidente Senhor João Carlos Dallepiane. A substituição ocorreu em virtude da necessidade do Presidente da Câmara assumir a Prefeitura da Cidade de Catuípe, devido ao afastamento do Prefeito para tratamento de saúde.
A Sessão Ordinária deste dia 12 foi dirigida pelo Presidente em exercício Senhor Joel dos Santos, sendo sua primeira como Presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Na Sessão foi apresentado um Projeto do Poder Executivo, um do Legislativo e dois pedidos de providência.
O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Senhor João Carlos Dallepiane, retornou às atividades do Poder Legislativo na segunda-feira dia 02 de julho, após 20 dias como Prefeito em exercício da Cidade de Catuípe. No dia 12 de junho o Presidente do Legislativo assumiu a Prefeitura da Cidade de Catuípe, devido à necessidade do afastamento do Prefeito para tratamento de saúde. O senhor Joel dos Santos assumiu como Presidente em exercício da Câmara Municipal de Vereadores, durante o período.
A Sessão Ordinária do dia 08 de agosto, após o retorno do recesso, será dirigida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Senhor João Carlos Dallepiane.
Na noite de 18 de julho, quarta-feira, no Ginásio do Colégio Estadual Catuípe, os alunos do EJA comemoraram sua formatura. A cerimônia teve início às 19h30min, e logo após ocorreu a confraternização com os familiares dos formandos. A Professora Luzia Michele Pieper de Souza foi a professora homenageada e Regente da Turma.
Esteve prestigiando o evento o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores João Carlos Dallepiane, o qual representou o Prefeito da cidade de Catuípe.
O clima foi de muita emoção para os formandos, os quais, ao receberem o diploma demonstravam sua alegria e realização pela conquista obtida. Juntamente com os formandos, os amigos e familiares comemoraram esta vitória.